A derrota para o Huachipato, na última terça-feira (9), deixou o Grêmio em situação preocupante na CONMEBOL Libertadores. Mas a história mostra que nem tudo está perdido para os comandados de Renato Gaúcho. Desde a primeira edição da Libertadores, em 1960, dois clubes brasileiros deram a volta por cima depois de perderem nas duas primeiras rodadas e conquistaram o título da competição. Em 1997, o Cruzeiro caiu para Grêmio e Sporting Cristal. A recuperação veio nas rodadas seguidas, e a Raposa terminou na vice-liderança do seu grupo, com 9 pontos.
Depois, passou por El Nacional nas oitavas de final, Grêmio nas quartas e Colo-Colo na semifinal. Na final, o time comandado por Paulo Autuori e que tinha Dida, Palhinha e Marcelo Ramos como principais jogadores reencontrou o Sporting Cristal. Depois de empatar sem gols no Peru, o Cruzeiro conquistou o título ao ganhar por 1 a 0 no Mineirão. O filme se repetiu no ano seguinte, quando o Vasco perdeu para Grêmio e Chivas nas duas primeiras rodadas.
Sob o comando de Antônio Lopes, o Gigante da Colina se classificou na vice-liderança do grupo, com 8 pontos. Liderado por Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Luizão e Donizete, o Vasco eliminou o Cruzeiro nas oitavas, o Grêmio nas quartas e o River Plate na semifinal. Na decisão, ganhou duas vezes do Barcelona-EQU (2 a 0 no Rio de Janeiro e 2 a 1 no Equador) e ficou com o título.
É por essas situações que o Grêmio não joga a toalha depois das derrotas para The Strongest e Huachipato. Ainda sem pontuar, o Imortal é o lanterna C, mas tem quatro jogos para dar a volta por cima. Quem mais começou mal? Aconteceu em outras 11 edições de clubes brasileiros começarem a Libertadores com duas derrotas. O que aconteceu com cada um deles? O ESPN.com.br responde: 1974 - Palmeiras perdeu para São Paulo e Jorge Wilstermann-BOL. Caiu na fase de grupos. 1988 - Sport perdeu para Guarani e Universitario-PER. Caiu na fase de grupos.
1989 - Internacional perdeu para Bahia e Deportivo Táchira-VEN. Se classificou e chegou até a semifinal. 1990 - Vasco perdeu Grêmio e Olimpia-PAR. Classificou e caiu nas quartas de final. 2002 - Athletico-PR perdeu para Bolivar-BOL e Olmedo-EQU. Caiu na fase de grupos. Flamengo perdeu para Once Caldas-COL e Universidad Católica-CHI. Caiu na fase de grupos.
2009 - Palmeiras perdeu para LDU-EQU e Colo Colo-CHI. Classificou e foi eliminado nas quartas de final. 2015 - Atlético-MG perdeu para Colo Colo-CHI e Atlas-MEX. Classificou e caiu nas oitavas de final. 2019 - Atlético-MG perdeu para Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU. Caiu na fase de grupos. 2021 - Santos perdeu para Barcelona-EQU e Boca Juniors-ARG. Caiu na fase de grupos. 2022 - Fortaleza perdeu para Colo Colo-CHI e River Plate-ARG. Se classificou e caiu nas oitavas de final. 2023 - Atlético-MG perdeu para Libertad-PAR e Athletico-PR. Se classificou e caiu nas oitavas de final para o Palmeiras.
Próximos jogos do Grêmio Vasco (F): 14/04, 16h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro Athletico-PR (C): 17/04, 19h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro Cuiabá (C): 20/04, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro



ANTES DA DECISÃO! Advogado explica situação de Kaio Jorge
DECISÃO TOMADA! Cruzeiro define futuro de Rhuan Gabriel após interesse do Palmeiras
Artur Jorge explica ausência de Lucho Rodríguez na equipe do Cruzeiro
Desfalques importantes: Artur Jorge perde três titulares para enfrentar o Vasco
VALOR DEFINIDO! Cruzeiro resiste a investidas e fixa valor por Jonathan Jesus
BOMBA: Cruzeiro se aproxima de contratar joia da América do Sul
RESERVAS NÃO APROVEITAM! Cruzeiro perde para o Vasco e Artur Jorge cobra intensidade
POLÊMICA: Empresário de joia do Cruzeiro pressiona a diretoria por ida para rival direto
Humorista ameaça Kaio Jorge após polêmica na Copa do Brasil