O ex-volante Henrique ainda não definiu qual a função exercerá após se aposentar dos gramados. Mais de três meses após pendurar as chuteiras, o ex-meio-campista, com passagens por Cruzeiro, Santos, Fluminense, Jubilo Iwata, do Japão, dentre outros, decidiu experimentar opções antes de definir de fato qual profissão escolherá. Nessa de experimentar vivências, Henrique se matriculou no curso de formação de treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ex-jogador cumpre agenda de estágio no Futgol, clube voltado para a formação de atletas, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. “Esse período no Futgol tem me ajudado bastante na preparação e formação de ideias e, também, no que devo seguir no futebol. Está sendo uma experiência de muito aprendizado. É um clube formador e dá para ver o quanto aprendemos com a evolução de cada atleta no dia-a-dia”, disse Henrique, em entrevista publicada no site do Futgol.
“Eles tem vindo mais do que é a obrigação dele em termos de horas. Ele tem um cronograma de carga horária para cumprir, mas tem vivenciado mais do que a grade curricular do curso dele pede. Ele acompanha dois dias de treinos por semana, já viu atividades dos times sub-14, sub-15, sub-17. Também acompanhou o sub-20. Ele está mergulhado no estágio, acompanha amistosos, os jogos-treino, vai acompanhar também os jogos oficiais”, explicou Ricardo Guedes, executivo de futebol do Futgol, à Itatiaia.
Segundo apuração da reportagem, Apesar de estudar para ser treinador, Henrique ainda não sabe se exercerá essa função. O ex-jogador segue em busca daquela atividade que mais o agradará. “A presença do Henrique é muito importante para nós como clube. Mais ainda, é importante demais para os garotos das nossas equipes de base. Ele é uma referência de atleta para os meninos. Um exemplo como atleta”, frisou Guedes.
Carreira de Henrique Natural de Londrina, no Paraná, Henrique Pacheco Lima começou a carreira profissional em 2005. Ele foi revelado pelo Londrina e também defendeu: Figueirense, Jubilo Iwata-JAP, Cruzeiro, Santos e Fluminense. O jogador também chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira. No Cruzeiro, Henrique marcou época e conquistou diversos títulos.
Últimos momentos O volante Henrique encerrou de forma definitiva o seu ciclo como jogador do Cruzeiro somente em agosto do ano passado. Depois de ter sido reincorporado ao elenco celeste por decisão judicial no fim de junho de 2023, o meio-campista entrou em acordo para rescindir o contrato, que teria validade até dezembro de 2023. Henrique batalhou pela retomada de sua carreira após 2020. Foram três cirurgias no joelho e quase três anos sem jogar.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!