Atlético-MG e Cruzeiro voltam a protagonizar um clássico com torcida única após quase nove anos. O cenário se repetirá pela 16ª vez no sábado, às 19h30, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Mais notícias do Atlético Mais notícias do Cruzeiro
Foto por Pedro Souza Desta vez, o formato é uma escolha dos clubes. Galo e Raposa costuraram um acordo para que o clássico não tenha torcida visitante até o fim de 2025. Isso não se repetia desde o ano de 2015. Na época, os times ficaram no empate por 1 a 1, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro. Em 15 jogos, foram seis vitórias do Atlético, quatro do Cruzeiro e cinco empates. Na história, Atlético e Cruzeiro se acostumaram com os clássicos 50% para cada lado nas arquibancadas. Isso se deu de 1965 a 2010. Depois, o Mineirão passou por uma reforma para a Copa do Mundo de 2014. Após a obra, o formato ficou mais raro e foi ocupado pela tradicional carga de 10% de ingressos aos visitantes. A última disputa com as duas torcidas divididas foi na decisão do Mineiro de 2022, em confronto único.
Jogos com torcida única O clássico com torcida única veio em 2010. Essa foi a solução adotada por conta das obras no Mineirão e no Independência. Com isso, o confronto foi disputado na Arena do Jacaré - palco de sete embates nesse formato. Em 2012, a história se repetiu no Independência por questão de segurança. No ano seguinte, as duas torcidas voltaram a frequentar o jogo. Contudo, uma confusão em partida pelo returno do Mineiro fez a diretoria do Celeste não pedir a carga disponibilizada para visitantes em 2014. No ano seguinte, as duas torcidas voltaram a frequentar os estádios juntas nos clássicos. O primeiro confronto foi com mando do Atlético, na vitória atleticana, pela semifinal do Campeonato Mineiro. Daí em diante, foram 29 jogos disputados com 90% de torcida mandante e 10% de visitante. Apenas no encontro da Primeira Liga de 2017, e na final do Mineiro em 2022, o público foi meio a meio.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!