Em meio ao início do trabalho de Nicolás Larcamón e da inserção de seis reforços no dia a dia de trabalho na Toca da Raposa, o Cruzeiro caminha com a pré-temporada. De olho em ajustes no time para começar o Mineiro, mas também focado no trabalho para todo o ano que terá pela frente. A parte física, claro, é um dos focos.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Cruzeiro trabalha para ampliar contrato do lateral Marlon
O período que antecede ao início dos jogos conta sempre com trabalhos especiais visando ao aspecto físico. Não por acaso, nesta primeira semana de treinos, o Cruzeiro adotou regime de concentração em alguns dias, além de trabalhos em dois períodos na Toca da Raposa.
Esse planejamento se dá não só em função dos treinamentos, em si. Mas também tem a ver com o cuidado relacionado à recuperação dos jogadores e também ao processo de nutrição, por exemplo.
Como em toda a temporada, neste momento também há os trabalhos direcionados ao grupo de jogadores, mas alguns específicos, atingindo a necessidade específica de cada atleta. Isso envolve a carga de treinos, atividades na academia e no departamento de saúde e performance - como a fisioterapia, por exemplo.
Neste ano, o jogador que mais tem exigido cuidados é Gabriel Veron. Contratado por empréstimo até o final de 2024, o atacante chega em busca de recuperação do bom futebol e da sequência de jogos que não teve pelo Porto em função de várias lesões.
Juan Monaco é preparador físico e chegou ao Cruzeiro com Larcamón — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Juan Monaco é preparador físico e chegou ao Cruzeiro com Larcamón — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Nesta primeira semana, ele fez trabalhos à parte do grupo para conseguir equilíbrio muscular e minimizar os problemas ao longo do ano. É o único jogador que ainda não está inserido ao dia a dia de trabalhos no campo da Toca da Raposa.
Não só Gabriel Veron, mas todo o elenco do Cruzeiro , terá um desafio maior em 2024. Neste ano, o clube fará mais jogos do que em 2023. Isso porque está na Sul-Americana, competição na qual fará, pelo menos, seis partidas. Além disso, começa a Copa do Brasil na primeira fase. Se no ano passado fez 52 jogos, a quantidade nesta temporada pode chegar a 75.
Ano de 2023 com poucas lesões
No ano passado, o trabalho do departamento de saúde e performance funcionou bem e foi refletido no número de lesões musculares do elenco. Entre os times que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro foi o terceiro com menos lesões musculares.
Foram nove, no total. Apenas Cuiabá (5) e Botafogo (8) tiveram menos problemas desta natureza. O levantamento foi feito pelo Espião Estatístico do ge. Os jogadores do Cruzeiro que chegaram ao DM por problemas musculares em 2023 foram: Daniel Jr., Filipe Machado, Kaiki, Mateus Vital, Matheus Jussa, Neris, Rafael Bilu, Reynaldo e William. Não houve reincidência.
Veja, abaixo, a ordem dos times da Série A com menos lesões musculares em 2023



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!