O Cruzeiro poderia ter terminado o jogo no Mineirão com a alegria de garantir, praticamente, a permanência na Série A do Brasileiro. Esbarrou na ineficiência ofensiva, marca negativa durante toda a campanha. Foi salvo pelo gol de empata e abriu gordura decisiva contra o Z-4, faltando dois jogos.
Cruzeiro 1 x 1 Athletico-PR - Melhores Momentos - 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
O time abriu quatro pontos para o Bahia (45 contra 41), primeiro time dentro da zona do rebaixamento. Na tabela, ainda está acima de Vasco (42) e Santos (43).
O empate, mesmo que não tenha sido o ideal, garantiu ao Cruzeiro uma gordura decisiva nos dois últimos jogos. Os quatro pontos de diferença para o Bahia impedem que a Raposa entre no Z-4 na próxima rodada, mesmo se tiver derrota para o Botafogo, no Rio, e o time baiano vencer o América-MG.
Além disso, Vasco e Santos vão precisar vencer na próxima rodada para passar o Cruzeiro . Mesmo com este cenário, o time mineiro ainda irá para a última rodada ainda fora do Z-4 e com a pressão maior para os concorrentes.
— Foto: Fernando Moreno/AGIF
— Foto: Fernando Moreno/AGIF
Claro que o Cruzeiro não pode contar com o cenário de tropeços dos concorrentes. Precisa vencer o Botafogo, no domingo, para encerrar qualquer chance de rebaixamento no Brasileiro e ir mais tranquilo para a despedida da temporada contra o Palmeiras.
Estas contas seriam desnecessárias, praticamente, se o time fosse eficiente ofensivamente. Foram 24 finalizações durante toda a partida contra seis do rival em campo. Muitas delas em chances claras.
Arthur Gomes (duas vezes) e Marlon tiveram a oportunidade de abrir o placar logo no começo. Matheus Pereira também poderia ter aberto o marcador no primeiro tempo.
Matheus Pereira, autor do gol do Cruzeiro — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Matheus Pereira, autor do gol do Cruzeiro — Foto: Gilson Lobo/AGIF
+ Simulador do ge: clique aqui e projete a reta final do Cruzeiro no Brasileirão
No segundo, Rafael Papagaio teve boa chance pelo alto, mas jogou em cima de Bento. A principal mesmo foi com Bruno Rodrigues, que perdeu pênalti, batendo em cima do goleiro do Furacão.
O peso das chances perdidas só não é maior, porque Matheus Pereira acertou belo chute de fora e empatou o jogo. Um gol decisivo na briga contra o rebaixamento e que premiou a boa atuação do meia.
O Cruzeiro chegou ao quarto jogo seguido sem derrota na reta final da luta contra o rebaixamento. Oito pontos em 12 conquistados. O término de Brasileiro não ganha ares de melancolia e pressão, como poderia se esperar, mas requer o alerta ainda ligado.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!