O Cruzeiro inicia a caminhada junto de Paulo Autuori com a missão de sair da zona de rebaixamento. Precisa vencer o Fortaleza, fora de casa, para isso acontecer. Logo, o time terá de marcar gols, o que tem sido tarefa difícil ao longo de toda a temporada.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Cabuloso! Clique aqui e siga o ge Cruzeiro no WhatsApp
Salvador da pátria! Paulo Autuori tem 6 jogos para livrar Cruzeiro do rebaixamento
Um dos números que explica o posicionamento do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro é o número de gols. O time tem o pior ataque da competição, com apenas 29 marcados após 32 jogos disputados . A dificuldade ofensiva é recorrente desde o início de 2023.
Até o momento, o Cruzeiro disputou 46 jogos no ano, entre Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Em 21 deles, ficou sem marcar um gol sequer . O que significa 45% do total (veja a lista no fim da matéria).
O curioso é que 12 - mais da metade do total - foi em jogos do Cruzeiro como mandante. No Mineirão, por exemplo, o Cruzeiro balançou as redes apenas nos empates por 1 a 1 com Corinthians e América-MG, na derrota por 2 a 1 para o Internacional e no triunfo por 3 a 0 sobre o Bahia. O time disputou 10 jogos no Gigante da Pampulha em 2023.
A eficiência ofensiva do Cruzeiro foi problema com todos os técnicos que passaram pelo time nesta temporada. Mesmo Paulo Pezzolano, que tinha o setor como ponto forte na Série B do ano passado, fez a equipe marcar somente 12 gols em 10 jogos do Mineiro. Em três, não foi às redes.
Com Pepa, substituto do uruguaio, o Cruzeiro passou em branco em 12 partidas das 25 com a comissão do português à beira do campo. Foram apenas 23 gols marcados, com média inferior a um por jogo. Apenas em quatro oportunidades o time foi às redes mais de uma vez.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/7/6/U0NeP7SBWAVkjZMwC7Ww/53332559673-90621c064a-k.jpg)
Wesley e Autuori, do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Wesley e Autuori, do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Zé Ricardo também deixou o time sem conseguir solucionar o problema ofensivo. Foram apenas nove gols marcados em dez compromissos, sendo que venceu Bahia e Santos por 3 a 0. A equipe passou em branco na metade dos jogos com ele .
O artilheiro do Cruzeiro no ano é Bruno Rodrigues, com 11 gols marcados. Na sequência vem o centroavante Gilberto, que colocou seis bolas na rede. O jogador, no entanto, não marca um gol há mais de seis meses e está afastado dos treinamentos e dos jogos desde 14 de outubro.
Jogos do Cruzeiro sem marcar gol em 2023
Placar | Campeonato | Técnico |
América 1x0 Cruzeiro | Mineiro | Pezzolano |
Cruzeiro 0x1 Pouso Alegre | Mineiro | Pezzolano |
Cruzeiro 0x2 América | Mineiro | Pezzolano |
Náutico 1x0 Cruzeiro | Copa do Brasil | Pepa |
Cruzeiro 0x2 Fluminense | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x1 Cuiabá | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x1 Grêmio | Copa do Brasil | Pepa |
Cruzeiro 0x1 Atlético-MG | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x1 Fortaleza | Brasileiro | Pepa |
Inter 0x0 Cruzeiro | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x0 Coritiba | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x1 Goiás | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x0 Botafogo | Brasileiro | Pepa |
Palmeiras 1x0 Cruzeiro | Brasileiro | Pepa |
Grêmio 3x0 Cruzeiro | Brasileiro | Pepa |
Cruzeiro 0x0 Bragantino | Brasileiro | Fernando Seabra |
Fluminense 1x0 Cruzeiro | Brasileiro | Zé Ricardo |
Cuiabá 0x0 Cruzeiro | Brasileiro | Zé Ricardo |
Cruzeiro 0x2 Flamengo | Brasileiro | Zé Ricardo |
São Paulo 1x0 Cruzeiro | Brasileiro | Zé Ricardo |
Coritiba 1x0 Cruzeiro | Brasileiro | Zé Ricardo |