O discurso no Cruzeiro , já há algumas semanas, é de que cada jogo do Campeonato Brasileiro será uma final. A próxima, entre sete restantes, será diante do Coritiba, às 16h deste sábado, na Vila Capanema, pela 33ª rodada. É a primeira chance de mais uma retomada sob comando de Zé Ricardo, que tem respaldo da diretoria.
+ Siga o ge Cruzeiro no WhatsApp
Coritiba x Cruzeiro: saiba tudo sobre o jogo da 34ª rodada do Brasileirão série A 2023
O treinador chegou para substituir Pepa, e o time tem passado por uma oscilação de resultados. O duelo deste sábado será o 10º de Zé Ricardo pelo Cruzeiro , que até momento tem três vitórias, dois empates e quatro derrotas. A equipe teve dois jogos adiados nesse período e entrou na zona de rebaixamento pela primeira vez em 2023.
Apesar do momento de pressão sobre o time e sobre o treinador, que foi chamado de burro no segundo tempo da partida contra o Internacional, ele segue respaldado pela diretoria. O staff de Ronaldo não pretende trocar o comando neste momento. É claro que os contextos de cada jogo influenciam na situação. Na atual e para o futuro.
O entendimento da direção é de que o dia a dia com Zé Ricardo é positivo, tanto dentro de campo, quanto em relação ao ambiente. O fato de ele ter conseguido boas atuações nas três vitórias conquistadas (Santos, Atlético-MG e Bahia) e também no empate também pesam mais do que as apresentações ruins (como diante de América-MG e Cuiabá, por exemplo).
Considerando as rodadas que têm pela frente, o Cruzeiro encara o duelo com o Coritiba como fundamental na luta contra o rebaixamento, não só pela possibilidade de sair da zona de rebaixamento, mas também para evitar ainda mais pressão e problemas em relação ao aspecto psicológico.
O jogo também é importante porque o Cruzeiro abrirá a 33ª rodada. Eventual vitória em Curitiba pressionará os adversários diretos. Vasco e Bahia, que podem ser ultrapassados pela Raposa na rodada, jogam apenas no domingo.
Apesar do crescimento das equipes da parte baixa da tabela nas últimas rodadas, o Cruzeiro acredita que ultrapassar os 45 pontos ainda deverá salvar do rebaixamento. Neste caso, três vitórias seriam suficientes, com a equipe chegando aos 46.
— Foto: Staff Images/Cruzeiro
Vale ressaltar que, além do Coritiba, que tem poucas chances de permanecer na elite, o Cruzeiro ainda enfrentar o Vasco, no Mineirão, e o Goiás, fora de casa, entre as equipes que lutam contra o rebaixamento. É claro que vencer esses jogos - especialmente Vasco e Goiás - são importantes para que o time celeste talvez consiga escapar com uma pontuação menor.
Com os resultados das últimas rodadas, o Cruzeiro tem 19% de chances de ser rebaixado para a segunda divisão ao início da 33ª rodada, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Vale lembrar que entre todos que lutam contra a degola, a equipe celeste é a única que tem sete jogos pela frente. O Vasco ainda fará seis partidas, e os demais jogarão cinco vezes.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!