Recorrentes no Cruzeiro nos anos de insucessos na Série B do Campeonato Brasileiro, os problemas no ataque voltaram a ser ponto central nesta temporada. Mas, apesar de o setor ofensivo ser eficiente em 2022, com Pezzolano, os números dos atacantes, em geral, também afetam a equipe desde a chegada da SAF. Gilberto, contratado pela atual gestão, foi o último a ser afastado do grupo .
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Cabuloso! Clique aqui e siga o ge Cruzeiro no Whatsapp
Fracasso ofensivo? Cruzeiro tem segundo pior ataque do Brasileirão
Desde que a gestão de Ronaldo Fenômeno assumiu o clube, em dezembro de 2021, 17 atacantes foram contratados, sendo que não há nenhum que está desde o início da SAF . Somados, marcaram 70 gols. Média de quatro por atacante. Veja a tabela no fim da matéria.
E o detalhe é que a média é puxada por apenas dois jogadores no período. Juntos, Edu e Bruno Rodrigues marcaram 35 gols, o que corresponde à metade de todos anotados pelos atacantes contratados pela diretoria de Ronaldo.
Edu foi um dos principais jogadores do Cruzeiro na Série B do ano passado e terminou a temporada com 22 gols em 48 partidas. Foi emprestado ao futebol dos Emirados Árabes, no início do ano, e, posteriormente, negociado com o Coritiba .
Bruno Rodrigues chegou no meio do ano passado à Toca da Raposa e tem vínculo de empréstimo até dezembro . Até aqui, soma 13 gols e nove assistências em 55 partidas. Na atual temporada, são nove gols e seis assistências do atacante, que se firma como artilheiro e principal garçom.
Gilberto e Arthur Gomes Cruzeiro — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Gilberto e Arthur Gomes Cruzeiro — Foto: Gilson Lobo/AGIF
De todos os atacantes contratados com a SAF, Juan Christian e Matheus Davó foram os únicos que passaram pelo Cruzeiro sem nenhuma participação em gol. Paulo Vitor e Rafael Bilu estão na mesma situação, mas ainda fazem parte do elenco de Zé Ricardo.
Também em 2023, Henrique Dourado foi contratado, mas não finalizou a temporada no time. O último jogador do setor a praticamente consumar o fim da sua trajetória no Cruzeiro foi Gilberto . Contratado no início deste ano para ser o "homem-gol" no retorno à Série A, ele foi afastado e tende não atuar mais com a camisa estrelada. Tem seis gols em 32 partidas.
O setor também concentra boa parte dos investimentos da gestão de Ronaldo em contratações. Os dois reforços mais caros da SAF foram Arthur Gomes e Wesley. A soma da aquisição dos direitos da dupla supera os R$ 30 milhões.
Números de atacantes do Cruzeiro na SAF
| Jogador | Ano | Jogos | Gols | Assistências |
| Arthur Gomes | 2023 | 10 | 2 | 0 |
| Bruno Rodrigues | 2022 e 2023 | 55 | 13 | 9 |
| Edu | 2022 | 48 | 22 | 4 |
| Gilberto | 2023 | 32 | 6 | 1 |
| Henrique Dourado | 2023 | 13 | 1 | 0 |
| Jajá | 2022 | 21 | 4 | 2 |
| Juan Christian | 2022 e 2023 | 7 | 0 | 1 |
| Lincoln | 2022 | 9 | 1 | 2 |
| Luvannor | 2022 | 31 | 7 | 2 |
| Matheus Davó | 2023 | 4 | 0 | 0 |
| Paulo Vitor | 2022 | 8 | 0 | 0 |
| Rafael Bilu | 2023 | 11 | 0 | 0 |
| Rafael Papagaio | 2023 | 5 | 1 | 0 |
| Rafa Silva | 2022 | 18 | 6 | 3 |
| Rodolfo | 2022 | 21 | 2 | 1 |
| Waguininho | 2022 | 20 | 1 | 2 |
| Wesley | 2023 | 36 | 4 | 2 |



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!