O Cruzeiro tropeçou pela oitava vez consecutiva no Campeonato Brasileiro. Empatou sem gols com o Bragantino, em casa, no domingo passado, em mais um jogo que evidenciou a dificuldade em balançar as redes. A tônica de um dos times que mais finaliza na competição.
Machado teve chance de marcar contra o Bragantino
No jogo contra o Bragantino, o Cruzeiro finalizou 14 vezes, número que está perto da média de chutes a gol da equipe nesta edição do Brasileirão. Em 22 rodadas, o time acumula 299 finalizações, ou seja, média de 13 por partida.
O Cruzeiro somente não finalizou mais do que quatro times no Brasileirão: Bragantino, Palmeiras, Fortaleza e Athletico. Todos eles brigam por G-6, e a equipe mineira luta contra o rebaixamento. Está em 12º lugar, com 26 pontos, a cinco do Z-4.
Das finalizações acumuladas pelo Cruzeiro , apenas 35% (105) foram na direção do gol. Foram, ainda, 194 chutes errados do time no Brasileirão, até o momento.
Apesar de ter finalizado mais do que os adversários em grande parte das 22 rodadas disputadas, o Cruzeiro não conseguiu balançar a redes em metade dos compromissos: 11. Somente em quatro jogos o time fez mais de um gol: 3 a 0 sobre o Bragantino, 4 a 0 sobre o América, 2 a 2 com o Bahia, e 3 a 3 com o Athletico-PR.
Cleiton e Rafael Elias, durante jogo entre Cruzeiro e Bragantino — Foto: Fernando Moreno/AGIF
Cleiton e Rafael Elias, durante jogo entre Cruzeiro e Bragantino — Foto: Fernando Moreno/AGIF
O desempenho recente faz com que o time esteja também entre os piores ataques do Campeonato Brasileiro. Não marcou gol em seis dos últimos oito jogos. O Cruzeiro tem 20 gols marcados, superior apenas do que Vasco (16 gols) e Internacional (17), e igual ao Goiás. O trio está abaixo da Raposa na tabela.
Defesa vai na contramão
A situação do Cruzeiro no Brasileirão só não é pior em função do bom desempenho defensivo. A equipe não foi vazada em nove rodadas (mais de um terço do total) e acumula 20 gols sofridos. Apenas Botafogo, Palmeiras e Atlético-MG levaram menos: 13, 17 e 19, respectivamente.
Diante do Bragantino, o goleiro Rafael Cabral foi um dos destaques do time, com pelo menos três defesas importantes. O acumulado geral do Cruzeiro na competição é de dez finalizações sofridas por jogo, em média. Foram 236 chutes sofridos, no total. Somente Bragantino, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras estão acima da equipe celeste nesse ranking.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!