Depois de uma semana no mercado, o Cruzeiro definiu Zé Ricardo como substituto de Pepa . O treinador chega à Toca da Raposa nesta quarta-feira para assumir o time com a missão de retomada no Campeonato Brasileiro. Apesar de não ter sido o primeiro a ser procurado no mercado, foi uma solução de consenso, no fim das contas.
Cruzeiro acerta com o técnico Zé Ricardo
Desde que houve a decisão interna pela demissão de Pepa, em reuniões realizadas entre segunda e terça da semana passada (28 e 29/8), a diretoria se preocupou em buscar um nome de experiência no futebol brasileiro. Algo que não foi levado em consideração com Pezzolano e Pepa, mas que se tornou importante por conta da margem de erro mínima no atual momento do Brasileirão – time é o 12º colocado, a cinco pontos do Z-4.
Torcedor do Cruzeiro, você aprova a contratação do técnico Zé Ricardo?
Nesse contexto, o Cruzeiro tentou a mudança de função de Paulo Autuori, que desejou seguir como diretor técnico do clube. Também sondou Odair Hellmann, mas esbarrou na ideia de um trabalho a curto prazo. O argentino Gabriel Milito, que não se encaixa nesse perfil, recebeu contato do clube em meio a uma situação considerada como “oportunidade de mercado” - ele pediu demissão do Argentino Juniors dois dias após Cruzeiro demitir Pepa.
O Cruzeiro tinha pressa e passou a analisar nomes sem desconsiderar tanto as possibilidades de trabalho a curto prazo, quanto a longo prazo. O tempo limite colocado internamente para o anúncio do novo técnico foi o início desta semana, justamente para o profissional ter condições de conhecer um pouco mais o elenco com sete dias seguidos de trabalho.
Veja a trajetória de Zé Ricardo, novo técnico do Cruzeiro
E nesse contexto surgiu Zé Ricardo. Entre os nomes disponíveis no mercado, agradou não só por ter disputado quatro edições do Campeonato Brasileiro como técnico. Pesaram, também, os contextos em que trabalhou com Flamengo, Vasco, Botafogo e Internacional.
Os três trabalhos com os clubes cariocas, entre 2016 e 2018, foram feitos com elencos considerados modestos, que não se encaixavam entre as principais forças do país naquela época. É a situação atual também do Cruzeiro , com uma das menores folhas salariais da Série A.
Com Inter, Botafogo e na primeira passagem pelo Vasco (2017), Zé Ricardo também teve a experiência de trabalhos com objetivos a curto prazo, já assumindo o time no decorrer do Campeonato Brasileiro. No Botafogo, em 2018, assumiu o time na 18ª rodada, a três pontos da zona de rebaixamento, e terminou a competição em 9º.
— Foto: Divulgação/Cruzeiro
Zé Ricardo também é um profissional de boas referências em termos de relacionamento com o grupo, situação que minou a reta final do trabalho de Pepa e se tornou ponto de atenção para a diretoria na busca pelo substituto do português.
Nesse contexto, D'Alessandro deu sinais positivos sobre Zé Ricardo. Os dois trabalharam juntos no Internacional, na reta final do Brasileirão de 2017, em um tiro curto de apenas 11 jogos. Na ocasião, o time não conseguiu confirmar a vaga para a Libertadores. O treinador também fez bons trabalhos de bastidores nos outros clubes onde passou.
Técnico muda planos
Se o Cruzeiro encontrou em Zé Ricardo uma solução que agregava os principais atributos buscados para o momento, o treinador também viu no clube uma boa oportunidade, tanto é que mudou os planos de carreira para o momento.
Zé Ricardo saiu do Japão em abril, após passagem com resultados ruins pelo Shimizu S-Pulse. Também passou de forma rápida pelo Catar, em 2021. O profissional não fe)/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/j/k/vSQgSqSHeZtFIfa1tQlg/zericardo-shimizu.jpeg 600w" width="1170"/>
Zé Ricardo comandou o Shimizu S-Pulse em 28 partidas — Foto: Divulgação/Shimizu S-Pulse



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!