Com um início fulminante no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deu indícios de que poderia fazer uma campanha tranquila no retorno à Série A. Mas, com duas sequências de sete jogos sem vencer, viu o cinto se ajustar e precisou refazer as contas por suas metas. Contra o Bragantino (ainda sem definição do novo técnico), neste domingo, às 18h30 (de Brasília), o time tenta voltar a vencer. O Mineirão terá a presença de Ronaldo Fenômeno.
Semana do Cruzeiro teve demissão de Pepa e busca por novo técnico
Quem deve ser o novo técnico do Cruzeiro?
Desde que anunciou a saída de Pepa, na última terça-feira, o time tenta a contratação de um novo treinador. A situação é prioridade dentro do clube, que tentou alguns nomes, mas ainda não teve sucesso na confirmação do novo comandante.
Neste domingo, Fernando Seabra (técnico do Sub-20) comanda a equipe contra o Bragantino. A expectativa é que o novo treinador seja anunciado no começo da semana. Se busca um novo técnico, o Cruzeiro também quer voltar a vencer no Brasileiro.
Gestor do Cruzeiro, Ronaldo estará no Mineirão para acompanhar o jogo contra o Bragantino — Foto: Gustavo Aleixo
O primeiro objetivo neste retorno à Série A é se livrar de qualquer risco de rebaixamento o quanto antes, para evitar presença na briga contra o descenso, que se afunila nas rodadas finais. O número mágico, no pontos corridos com 20 times, é 45 pontos para a permanência.
O Cruzeiro está em 13º lugar, somando 25 pontos em 21 rodadas. Restando 17 compromissos, são necessários 20 pontos para chegar a esse número. Ou seja: 39%, exatamente o mesmo desempenho que o time acumula neste momento.
Fernando Seabra comanda o Cruzeiro no domingo — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Esse aproveitamento não agrada à diretoria cruzeirense. Até aqui, o Cruzeiro acumula exatamente seis vitórias, ainda com sete empates e oito derrotas. Viu a diferença para o Z-4, que já foi de 10 pontos, cair para apenas quatro.
Os 45 pontos são uma média levando em consideração os desempenhos dos times desde 2006, quando o Brasileirão começou a ser disputado por 20 clubes. Há possibilidade, claro, de variação deste número. Em 2023, a expectativa dentro dos clubes e também em projeções feita por especialistas, é de que um time precise de menos pontos do que isso para evitar a queda.
Novo uniforme três do Cruzeiro deverá ser estreado contra o Bragantino — Foto: Divulgação
Nos últimos anos, com o aumento de vagas no Brasileirão para as competições sul-americanas e uma soberania das equipes nacionais na Libertadores, escapar do rebaixamento praticamente significa conquistar uma vaga na Sul-Americana. E esse, internamente, é o objetivo da gestão de Ronaldo.
Foi essa a meta colocada aos funcionários do Cruzeiro desde o início do ano, com a projeção de conquistar 53 pontos no Campeonato Brasileiro. Ou seja: para chegar a esse número, o time terá de somar 28 nas rodadas restantes.
Para isso, é necessário aproveitamento de 54,9% dos pontos em disputa. Desempenho demonstrado até aqui por Fluminense e Bragantino, ambos 35 pontos, em 5º e 6º lugares na tabela, respectivamente.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!