A campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro é mediana e pode ser dividida entre opostos. Time com boa defesa, mas ataque não tão produtivo. Campanha ruim em casa, mas elogiável na condição de visitante. E é justamente longe de casa, contra o Grêmio, neste domingo, que o time busca retomada na competição, após seis tropeços. O duelo é às 19h, na arena do clube gaúcho.
Grêmio x Cruzeiro: saiba tudo sobre o jogo da 21ª rodada do Brasileirão Série A 2023
O Cruzeiro soma 25 pontos na tabela, após empatar com o Corinthians, no Mineirão, na abertura do returno. Considerando somente a primeira metade da competição, foram 24 pontos conquistados, dos quais 14 foram feitos longe de seus domínios: 55%.
E olha que o Cruzeiro disputou mais jogos como mandante, no primeiro turno. Como visitante, foram nove partidas, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Aproveitamento de 48,15% dos pontos. O quinto melhor da Série A, atrás de Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Cuiabá, que brigam por G-6, neste momento.
As derrotas fora de casa foram sofridas exatamente no primeiro e no último jogos do turno. A abertura foi diante do Corinthians, com derrota por 2 a 1, na Neo Química Arena. O revés para o Palmeiras, na 19ª rodada, foi pelo placar mínimo e com gol sofrido no último lance. Entre essas duas partidas, passaram-se 118 dias. Praticamente quatro meses completos.
Durante esse período, ainda houve o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, justamente contra o Grêmio, no palco da partida deste domingo. Empate por 1 a 1.
Bitello e Bruno Rodrigues; Grêmio x Cruzeiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro
Bitello e Bruno Rodrigues; Grêmio x Cruzeiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro
A temporada do Cruzeiro , antes mesmo do início do Campeonato Brasileiro, apontava para a dificuldade do time em se firmar na condição de mandante - que foi uma das principais forças na Série B do ano passado. No Brasileirão, 15 dos 20 gols do time de Pepa foram marcados na condição de visitante.
Em 34 jogos no ano, o Cruzeiro conquistou dez vitórias, sendo que seis foram na condição de visitante. Cinco dos 11 empates do ano também foram nessa condição.
Desta vez, terá pela frente o Grêmio, terceiro melhor mandante do Campeonato Brasileiro, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota em dez partidas. Considerando toda a temporada, a equipe de Renato Gaúcho soma 76,8% de aproveitamento: 16 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 23 partidas.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!