O Cruzeiro encerra a campanha como mandante, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, contra o adversário mais indigesto até agora na competição: o líder Botafogo. Será o retorno do time ao Mineirão, após um mês e meio longe do estádio, onde quer voltar a ter uma sequência de jogos para melhorar a imagem como mandante.
Ronaldo x John Textor: o duelo de acionostas das SAF's de Cruzeiro e Botafogo
Em nove jogos como mandante, até agora, o Cruzeiro recebeu seus adversários em quatro estádios diferentes: Mineirão, Independência, Parque do Sabiá (Uberlândia) e Arena do Jacaré (Sete Lagoas). Até por isso, não conseguiu consolidar uma boa campanha em casa: 10 pontos, com apenas três vitórias.
A campanha como mandante de 2023, comparando-se com o histórico do Brasileiro da Série A de pontos corridos com 20 clubes, é a segunda pior da história do clube. Apenas a de 2016, quando o time fez somente nove pontos (duas vitórias, três empates e quatro derrotas) é a pior do que a atual.
O Cruzeiro está trabalhando para fazer os jogos restantes no Mineirão, mas a qualidade do gramado é um ponto fundamental. Estamos em cima disso, porque não adianta jogar lá com gramado ruim. O Mineirão é nosso carro-chefe, e estamos fazendo de tudo para voltar para lá - Pedro Martins, executivo de futebol.
Cruzeiro no Mineirão — Foto: Staff Images
Cruzeiro no Mineirão — Foto: Staff Images
Mesmo com uma vitória sobre o Botafogo, neste domingo, o Cruzeiro vai terminar o primeiro turno tendo a segunda pior campanha da história como mandante nos pontos corridos de 20 clubes . O desempenho, deste ano, é pior até que o de 2019, edição do rebaixamento inédito do clube, quando o Cruzeiro fez 14 pontos no primeiro turno.
As melhores campanhas como mandante do Cruzeiro , na Série A, foram quando o clube foi tri e tetracampeão brasileiro, em 2013 e 2014. O time completou o primeiro turno, naquelas edições, com 26 e 25 pontos, respectivamente.
Retorno ao Mineirão
A volta ao Gigante da Pampulha será diante de um grande público. O Cruzeiro espera mais de 50 mil pessoas contra o Botafogo. O time jogou no Mineirão, pela última vez, em 20 de junho, quando perdeu por 1 a 0 para o Fortaleza, no Brasileiro. Aliás, na temporada, são três derrotas no local.
Ronaldo comemora vitória do Cruzeiro sobre o Vasco, no Mineirão — Foto: Staff Images/ Cruzeiro
Ronaldo comemora vitória do Cruzeiro sobre o Vasco, no Mineirão — Foto: Staff Images/ Cruzeiro
A ideia é fazer do Mineirão a casa fixa do clube. Mas tudo depende das condições do gramado, bastante criticada pela gestão de Ronaldo Fenômeno durante esta temporada. As partes têm um memorando de acordo para jogos até 2025, mas ele ainda não foi assinado definitivamente.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!