O Cruzeiro chega à antepenúltima rodada do primeiro turno do Brasileiro trazendo a terceira melhor campanha como visitante. São 12 pontos conquistados (apenas uma derrota). Contra o Athletico-PR (quarto melhor mandante), o time terá uma tarde de reencontros contra um clube que acumulou rusgas desde o ano passado.
Principal reforço da janela, Matheus Pereira realiza sonho no Cruzeiro
Com 22 pontos, o Cruzeiro ocupa a 11ª colocação. Está com oito pontos a mais do que o Bahia, primeiro dentro da zona do rebaixamento. Se conquistar um resultado positivo, vai - no mínimo - manter a distância e se garantirá fora do Z-4 até o final do primeiro turno.
Terminar a Série A 2023 fora da zona do rebaixamento é o objetivo primário do Cruzeiro . O secundário será buscar uma vaga na Sul-Americana. Jogar como visitante tem sido melhor que em casa. Fora, o time ganhou três jogos, empatou três e perdeu apenas um (na estreia do Brasileiro, para o Corinthians). Entretanto, o time não vem em bom momento.
Matheus Pereira, Rafael Elias e Arthur Gomes no Cruzeiro — Foto: Marco Ferraz/ Cruzeiro
Matheus Pereira, Rafael Elias e Arthur Gomes no Cruzeiro — Foto: Marco Ferraz/ Cruzeiro
Nos dois jogos seguidos em casa, empatou com o Coritiba e perdeu para o Goiás. Levando em consideração as últimas 10 rodadas, o Cruzeiro tem somente a 15ª melhor campanha, com apenas duas vitórias e somente cinco gols marcados.
Por falar em gols, é no ataque que o time aposta na reação contra o Athletico-PR, quarto melhor mandante, com 19 pontos conquistados na Arena da Baixada. Matheus Pereira, Rafael Papagaio e Arthur Gomes foram relacionados e estão à disposição para o jogo.
Reencontros
Quem também está dentro é Nikão. O meia voltou a ser relacionado por Pepa, em um ajuste de rota – mesmo que temporário -, já que ele ainda tem chance de se transferir para fora do país. O jogador de 30 anos reencontra o clube pelo qual mais fez sucesso até hoje na carreira.
Pelo Athletico, Nikão conquistou seis títulos, sendo o último a Copa Sul-Americana de 2021, marcando o gol decisivo na final única contra o Bragantino. Com a camisa do Furacão, o meia-atacante disputou 314 jogos, marcou 49 gols e deu 47 assistências (contando amistosos).
Nikão em ação pelo Cruzeiro — Foto: Mauro Horita/Cruzeiro
Nikão em ação pelo Cruzeiro — Foto: Mauro Horita/Cruzeiro
Do lado do Furacão, não estará o zagueiro Zé Ivaldo, com pré-contrato assinado com o Cruzeiro e que não teve saída facilitada pelo Athletico. Em campo, poderá ser o primeiro reencontro com Vitor Roque, formado na base cruzeirense e que deixou o clube em litígio.
A Virada: segundo episódio mostra como foi a saída de Vitor Roque do Cruzeiro
No mercado de transferências, o Cruzeiro também tentou a contratação de Léo Cittadini, mas não teve negócio facilitado mais uma vez pelo time paranaense. O meia acabou acertando com o Bahia.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!