Foto: Agencia i7
A caminhada em busca do pentacampeonato brasileiro começa, neste sábado, para o Cruzeiro. Contra o Grêmio, às 16h (de Brasília), no Mineirão, o time de Mano Menezes tentará defender e também buscar alguns recordes no formato de pontos corridos, modelo de torneio, iniciado em 2003, em que a Raposa é a única campeã fora do eixo Rio-São Paulo.
Abaixo alguns números que a equipe poderá alcançar na temporada:
Líder nos pontos acumulados
Equipe que mais conquistou pontos em uma edição (100 em 2003), o Cruzeiro poderá terminar esta temporada como a equipe que mais conquistou pontos no atual formato. Atualmente, a equipe é a segunda que mais conquistou, com 941 conquistados, tendo 36 a menos que o líder o São Paulo (977), também tricampeão no formato (2006, 2007 e 2008). Ano passado, com a equipe paulista fazendo uma campanha irregular, a Raposa já conseguiu diminuir a desvantagem.
Grupo 5 e 1000 pontos
O Cruzeiro faz parte do grupo dos cinco times que disputaram todas as edições dos pontos corridos, junto de Flamengo, São Paulo, Santos e Fluminense. Além disso, a equipe nunca foi rebaixada na história do Brasileiro. Se fizer uma campanha que brigue pelo título ou até vaga na Libertadores, a Raposa ficará com grandes chances de alcançar 1000 pontos no atual formato da competição, já que somou no prolongado 941 pontos.
Foto: Reprodução/ TV Globo Minas
Ataque mais positivo
Na história dos pontos corridos, o Cruzeiro já é o ataque que mais marcou gols. São 917 marcados pela camisa cruzeirense. Só o Santos conseguiu ultrapassar a barreira dos 900 (902 marcados). O uruguaio Arrascaeta foi o responsável por marcar o gol 900 para o Cruzeiro na vitória sobre o Atlético-GO, ano passado.
Foto: Weimer Carvalho/Light Press
Aproveitamento
O Cruzeiro poderá também alcançar o melhor aproveitamento nos pontos corridos. Atualmente, o clube tem o terceiro melhor desempenho, com 53,16% (941 pontos em 590 jogos disputados). A equipe só está atrás do São Paulo, melhor aproveitamento com 55,20%, e o Corinthians, que teve uma campanha no primeiro turno do ano passado fora da curva, o que contribuiu para a equipe alcançar 53,50% de aproveitamento no Brasileiro.
Especialistas em Brasileiro
O Cruzeiro ainda conta com dois jogadores que também têm recordes na competição nacional. Fábio é o jogador que mais atuou pela competição nacional. Já o atacante Fred, que até poderá participar do torneio em sua reta final, é quem mais balançou as redes com 139 gols marcados.
Foto: Washington Alves/Light Press