logo

28/12/2017 08:26

Joia 2018: melhor da posição, fã de Fábio e precoce, Brazão sonha com o profissional

Eleito melhor goleiro do Mundial Sub-17 e de contrato renovado, jogador revelado nas categorias de base do Cruzeiro se diz torcedor do clube e quer fazer história com a camisa celeste

Joia 2018: melhor da posição, fã de Fábio e precoce, Brazão sonha com o profissional
Com apenas 17 anos, Gabriel Brazão já é um dos maiores destaques das categorias de base do Cruzeiro. Em outubro, foi eleito o melhor goleiro do Mundial Sub-17. Além disso, também foi campeão da Copa do Brasil e da Supercopa, ambas competições da categoria sub-20. O bom desempenho do jovem tem chamado a atenção da comissão técnica do profissional e de clubes europeus. Recentemente, a diretoria celeste recusou uma proposta do Braga, de Portugal, pelo jogador. Em meados de dezembro, a Raposa valorizou e renovou o contrato com Brazão até 2021.



- Sou muito grato a Deus por todas as oportunidades na minha vida. Fico feliz por ter sido eleito o melhor goleiro do Mundial. Pude fazer grandes exibições em vários jogos. Com certeza, essa conquista pode me levar a lugares altos, como tem me levado. Mas é tudo fruto de um trabalho feito aqui no Cruzeiro. Quando chego na Seleção é mais um trabalho, com os profissionais que lá se encontram. Junto com meu preparador de goleiros aqui, o Leonardo Lopes, que me ajuda no dia a dia. Ajuda a conseguir fazer grandes exibições - disse Brazão ao GloboEsporte.com.

Brazão é uma das joias das categorias de base do Cruzeiro (Foto: Divulgação)

Brazão atua pelo Cruzeiro desde o sub-14. Mesmo bem jovem, integracategorias com jogadores mais velhos. Em 2016, quando ainda tinha 15 anos, fez o primeiro treino com o grupo principal. Atualmente, nos profissionais, o técnico Mano Menezes conta para a posição com Fábio, Rafael, Lucas França e Lucão. Para Brazão, cada atividade na Toca da Raposa ll é uma chance de aprender cada vez mais.

- Quando subimos ao profissional, temos a chance de treinar com o Robertinho, que é um dos melhores treinadores de goleiro do Brasil e do mundo. A gente ainda tem o auxílio do Fábio, do Rafael, do Lucas França, que sempre que podem, nos ajudam, nos dá dica. Cada treino com eles, temos a certeza que é uma evolução e um dia ganhado, muito ganhado.

Goleiro integrou a seleção do Brasil que conquistou o terceiro lugar do Mundial sub-17 (Foto: EFE/EPA/PIYAL ADHIKARY)

Segundo apurou o GloboEsporte.com, Gabriel Brazão pode ser promovido aos profissionais já em 2018. Agora, no momento, está focado na disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior, principal competição da categoria, que será realizada em janeiro. Porém, não esconde o sonho de um dia ser titular do Cruzeiro, clube do coração.

- Tenho que pensar no Sub-20, conquistar títulos, conquistar a Copinha... Claro que tenho o sonho de ser titular do Cruzeiro, mas tenho que respeitar a hierarquia que tem lá em cima. Tem o Rafael, o Lucas França. Com o tempo, vou aprimorando. Eu vou ter oportunidades. Isso vai vir naturalmente. Quando isso acontecer, tenho que estar preparado para demonstrar a minha qualidade.

Perto do ídolo

Assim como todo jogador, Brazão também tem inspirações no futebol. E a dele está bem pertinho. Trata-se de Fábio, atleta com mais partidas pelo Cruzeiro na história, bicampeão do Campeonato Brasileiro, bicampeão da Copa do Brasil e pentacampeão mineiro pelo clube. Fora do Brasil, Buffon, da Juventus, que marcou época tanto no time italiano quanto na seleção da Itália, é quem atrai os olhares do jovem.

- Tenho como ídolo no Brasil o Fábio. Levo ele para minha vida pessoal, dentro de campo, profissionalmente. Gosto também do Buffon, é um grande goleiro, que me espelho muito, junto ao Fábio.

Além de ser destaque em jogos pelo Cruzeiro e pela seleção brasileira, Gabriel Brazão também chamou a atenção fora das partidas. Após a conquista da Supercopa Sub-20, o goleiro provocou o Atlético-MG, ao imitar uma "galinha". A imitação agitou a internet. Para ele, foi apenas uma brincadeira e afirmou que o futebol precisa ser mais alegre.

- Eu tenho muitos amigos que são atleticanos, então tem aquela brincadeira. Essa brincadeira é saudável e tem que existir dentro de campo. Claro, com respeito ao outro clube. Respeito muito a instituição do Clube Atlético Mineiro, mas essas brincadeiras têm que existir no futebol. Hoje em dia, você faz uma coisa e tem uma repercussão muito grande. Às vezes, por pouca coisa já querem causar briga. E futebol não é isso. Futebol é alegria, é algo que a gente tem que viver, para zoar o amigo. Tudo com respeito. Então, em nenhum momento eu quis desrespeitar o Atlético Mineiro, mas sim, brincar com eles. Porque eles também brincam com a gente. Não me arrependo de nado. Futebol é alegria.

Joia 2017

A joia do Cruzeiro de 2017, escolhida pelo GloboEsporte.com, foi o volante Vander. Atualmente com 19 anos, o jovem segue como titular absoluto do meio de campo do time sub-20 e é bem visto pelo técnico Mano Menezes. Foi campeão da Copa do Brasil e da Supercopa, segue com chances de subir para o profissional e é uma das apostas das categorias de base celeste.

Confira a entrevista completa com Gabriel Brazão:

Chegada ao Cruzeiro
- Tem quatro anos (que estou no Cruzeiro). Comecei na sub-14, vim um ano antes, morei com um amigo, até completar idade para morar no alojamento. Tive oportunidade de treinar um ano com uma categoria mais velha. Isso facilitou muito minha evolução dentro do clube. Junto com o treinador de goleiros, o Deli, que foi meu primeiro treinador, que me ajudou muito no começo. Sempre no começo é mais difícil. Me deu todo auxílio e respaldo que eu poderia ter de um técnico.

Revelado pelo Cruzeiro, ele atua pelas seleções do Brasil de base (Foto: Twitter oficial do Cruzeiro)

Principais características
- Sou um goleiro aguerrido, com boa qualidade técnica, boa qualidade no jogo com os pés. Não me entrego. Tenho bom tempo de bola.

Goleiro desde sempre?
- Sempre tive o desejo de ser jogador de futebol. Quando eu era criança, até uns seis anos, eu queria ser atacante. Só que aí um dia faltou um goleiro numa categoria mais velha, como eu fui sempre muito alto, então meu treinador pediu para eu completar. Acabou que eu gostei da posição e fiquei até hoje. Graças a Deus deu certo.

Chance no profissional
- Acho que é tudo questão de tempo. Quando for para subir para o profissional, o pessoal vai me avisar, e eu vou estar preparado, porque vai ser tudo no tempo certo. Melhor eu ter as oportunidades aqui na base e subir no tempo certo, do que eu sibir e não estar preparado. Sempre que vou para lá, isso me ajuda muito. Evoluo muito. Fico muito feliz.

Brazão queria ser atacante quando era criança (Foto: Gregorio Fernandes/CBF)

Sonhos na carreira
- Conquistar títulos com a camisa do Cruzeiro, clube que eu amo tanto. Sou torcedor apaixonado. Poder fazer história com esse clube. Continuar representando a seleção brasileira, poder jogar uma Copa do Mundo, ser campeão de uma Copa do Mundo. Ser o melhor goleiro do Mundial Sub-20, ser o melhor goleiro de uma Copa com a seleção brasileira e continuar essa evolução que eu tenho tido em todos esses anos.

5286 visitas - Fonte: Globo Esporte




O Cruzeiro está muito bem servido de goleiros, todos são bons de todas as categorias.

tenha fé Gabriel vc é o melhor goleiro da categoria,Deus tem seu tempo certo você é guerreiro boa sorte

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.