Mano Menezes foi campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro
Claudio Tencati era, até a tarde desta quarta-feira (22/11), o técnico há mais tempo consecutivo no comando de uma equipe brasileira. Após sete anos, porém, o treinador pediu para deixar o clube do interior do Paraná, encerrando um trabalho iniciado em 2011. Com a mudança, Mano Menezes passa a ser o técnico mais longevo do país entre os clubes das três principais divisões do Brasil.
O técnico gaúcho está no Cruzeiro há exatamente 485 dias. Depois de dirigir o clube celeste em 2015 e passar pelo Shandong Luneng, da China, Mano voltou à Toca da Raposa em julho do ano passado.
Em Belo Horizonte, a Copa do Brasil de 2017 foi o único título de Mano Menezes pelo Cruzeiro até o momento. No Brasileirão deste ano, o time está na quinta posição da tabela, já garantido na próxima edição da Libertadores. O time mineiro prevê a contratação de quatro jogadores para 2018 e tenta um acordo com o São Paulo para manter o volante Hudson.
Em sete anos de Londrina, Tencati levou o clube ao período mais vencedor da história. O título paranaense de 2014 e a conquista da Primeira Liga, neste ano, foram os feitos mais marcantes. O treinador também levou a equipe ao acesso no Brasileirão da Série C em 2015 e, em 2016, ficou na 6ª colocação da segundona. Neste ano, o Londrina ocupa a quinta posição na tabela do torneio nacional, mas sem chances de subir para a elite no ano que vem.
Para o lugar de Claudio Tencati, o Tubarão acertou com o ex-jogador Ricardinho, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Será o sexto clube do técnico, que já passou duas vezes pelo Paraná.