Atacante Jonata estreou pelo Cruzeiro / Washington Alves/Ligth Press/Cruzeiro
Nos 10 minutos que esteve em campo diante do Atlético-PR (vitória por 1 a 0, nesse domingo, no Mineirão), Jonata não sentiu a pressão da estreia pelo time principal do Cruzeiro. Acionado aos 38min do segundo tempo no lugar de Arrascaeta, o atacante de 1,88m de altura trocou passes perto da área adversária e até deu uma assistência para o meia Robinho finalizar. O jovem de 19 anos, artilheiro do time sub-20 na conquista do Brasileiro da categoria (5 gols), foi elogiado por Mano Menezes. Segundo o treinador, a ideia é testá-lo nesta reta final de temporada, já que a Raposa pode exercer a opção de compra estabelecida no contrato de empréstimo firmado com o CRB de Alagoas (cerca de R$ 600 mil por 70% dos direitos econômicos).
"É um jogador de área, um ótimo cabeceador. Se vocês pegarem os gols que ele fez pelo sub-20 do Cruzeiro, quase todos foram de cabeça. É um jogador que o Cruzeiro tem opção de compra no fim da temporada. É bom vê-lo e medi-lo no meio dos jogadores do time principal para observar esse potencial”, disse Mano, que destacou também a aplicação do atleta nos treinamentos na Toca II.
“Tem coisas que você só vê no dia a dia estando com o jogador. Gostei muito da personalidade, da maneira como ele encarou a primeira oportunidade, não somente por ter entrado, mas nos treinamentos. Vamos continuar pensando assim. Se tiver que entrar, já pode entrar na quarta-feira. Tenho certeza que durante uma parte do jogo ele vai conseguir render bem”.
Jonata se juntou a outros jogadores da base promovidos para o grupo de 2017. O zagueiro Murilo, de 20 anos, já contabiliza 28 partidas. O volante Nonoca (19) jogou nove vezes, enquanto o zagueiro Arthur (18) participou de três duelos. No time há outras pratas da casa que já são experientes, casos dos meias Elber e Alisson e do volante Lucas Silva.
Mano Menezes se mostrou contente em contar com mais uma promessa. Ele elogiou a mentalidade de Jonata e disse que pode utilizá-lo no confronto contra o Flamengo – quarta-feira, às 21h45, no estádio Luso-Brasileiro, pela 33ª rodada do Brasileiro. Isso porque o Cruzeiro perdeu Arrascaeta, que defenderá a Seleção do Uruguai em amistosos com Polônia e Áustria. O treinador já não tinha Raniel e Sassá à disposição, pois os dois estão no departamento médico. Rafael Sobis será reavaliado para saber se terá condições de atuar.
“Fico feliz, é mais um jogador vindo da base do Cruzeiro que entra com tranquilidade na equipe principal. Isso não é muito fácil de conseguir, tem a ver com o ambiente, tem a ver com o trabalho e com a qualidade de todo mundo que é envolvido no sub-20. Também tem a ver com o jogador em si. A gente pode fazer muitas coisas boas, mas se o jogador não se ajuda, é mais uma oportunidade que passa. Então a gente detectou, gostou da característica dele e trouxe para utilizar numa situação que estamos vivendo como agora. Temos muitos jogadores de frente fora, vamos ter mais um, que é Arrascaeta, e precisaremos encontrar soluções para continuar vencendo como estamos vencendo nessa reta final de Brasileiro”.
Além dos cinco gols no Brasileiro Sub-20, Jonata - que chegou ao Cruzeiro em março - marcou três vezes no Campeonato Mineiro de juniores.
isto mesmo mano coloca garoto tá com fome de jogar mostra serviço estes medalhões aí só quer dinheiro dar oportunidade pro jonata vai arrebentar