Ainda faltam seis rodadas para o fim da Séria A. Mesmo com jogos a cumprir, o Cruzeiro já alcançou a pontuação do Campeonato Brasileiro do ano passado. Com a vitória sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, nesse domingo, no Mineirão, a Raposa atingiu os 51 pontos, soma equivalente à de toda a competição de 2016.
Dos 32 jogos até o momento, o time celeste tem 14 vitórias, nove empates e nove derrotas (53,1% de aproveitamento). São 11 pontos de diferença para o primeiro colocado Corinthians (62).
Neste ano, o Cruzeiro melhorou, em especial, na segunda metade do campeonato. Com o triunfo desse fim de semana, a Raposa reassumiu a liderança do returno do Campeonato Brasileiro. O time de Mano Menezes chegou aos mesmos 24 do São Paulo, mas em vantagem de um gol no saldo.
A temporada 2016 do Cruzeiro foi muito tumultuada. O time celeste foi eliminado pelo América na semifinal do Campeonato Mineiro. Depois do desastre, a diretoria demitiu Deivid e arriscou ao trazer o técnico português Paulo Bento. Ele, contudo, pouco tempo ficou. Deixou a Raposa na penúltima posição do Brasileiro, com 15 pontos, na 16ª rodada.
Coube a Mano Menezes o desafio de resgatar o Cruzeiro. O treinador conseguiu os resultados esperados e subiu o time na tabela de classificação. O time terminou o Brasileiro na 12ª posição, longe do risco de rebaixamento.
Cruzeiro na Série A
Brasileiro de 2016
Posição: 12ª
Pontos: 51
Vitórias: 14
Empates: 9
Derrotas: 15
Gols feitos: 48
Gols sofridos: 49
Saldo: - 1
Brasileiro de 2017*
Posição: 5ª
Pontos: 51
Vitórias: 14
Empates: 9
Derrotas: 9
Gols feitos: 39
Gols sofridos: 30
Saldo: 9
E muito pouco pro pela agrandeza do cruxeiro