Nascido em Pilar/AL, em 26 de novembro de 1997, ele chegou às categorias de base do Cruzeiro em março deste ano, foi um dos destaques na conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20, marcou gol na final contra o Coritiba e despertou a atenção da Nação Azul e do técnico Mano Menezes. O atleta em questão é o atacante Jonata, que em pouco tempo de Clube já figura em uma lista de relacionados para um jogo da equipe profissional.
Jonata é a principal novidade dos convocados para o duelo contra o Palmeiras, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será disputado nesta segunda-feira, às 20h, no Allianz Parque, e o jovem que mede 1,88m e ainda nem chegou aos 20 anos de idade vivenciará a experiência de um clássico nacional pela primeira vez na vida.
“Tenho pouco tempo de casa e consegui fazer um bom trabalho, com muita dedicação e muito esforço. O trabalho feito na base me credenciou a estar nessa semana treinando no profissional. Ser relacionado para o jogo é uma emoção que não dá para descrever, um sonho de qualquer moleque da base de jogar no profissional do Cruzeiro e vestir essa camisa vitoriosa. É muito gratificante, estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo. Agora é dar continuidade ao trabalho para ter mais oportunidades”, revela Jonata.
Antes de atuar pelo Cruzeiro, Jonata defendeu o CRB de Alagoas, onde foi campeão estadual na categoria Sub-20 e no profissional, em 2016. Artilheiro do Cruzeiro na campanha do recente Tetracampeonato Brasileiro Sub-20, com cinco gols, o artilheiro falou um pouco de suas características.
“A torcida sempre pode esperar um cara guerreiro, que luta por todas as bolas em campo. A bola só sai depois das quatro linhas. Podem esperar muita garra e vontade. Procuro sempre ajudar meus companheiros na marcação. E um dos meus pontos fortes é a bola aérea. Podem esperar muitas coisas de mim”, destaca.
Amigo de atletas com quem atuou na forte base cinco estrelas, como o zagueiro Arthur e o volante Nonoca, Jonata agradeceu a boa receptividade do grupo de atletas profissionais nesta sua primeira semana de treinamentos na Toca da Raposa II, onde disse ter se sentido em casa.
“Foi um primeiro contato muito bom. O pessoal mais experiente passa total confiança, tira sarro, brinca. Eles me deixaram muito à vontade. Já a turma da base sou mais próximo, como o Arthur e o Nonoca, com quem fiz alguns jogos. É um momento muito bom. Estou muito feliz, isso é o mais importante. O pessoal me acolheu bem, me deixou bem tranquilo para trabalhar. Isso é bom demais. Você se sente leve e seguro para fazer o que tem que fazer, que é mostrar o seu futebol. O pessoal é muito gente boa. Estou muito feliz por estar aqui”, agradeceu.
Jonata, que utilizará a camisa 40 no time profissional, não escondeu a emoção e a felicidade de poder receber sua primeira oportunidade de alcançar uma de suas grandes metas de vida, que era a de integrar um grupo de jogadores em um time de primeira grandeza como o Cruzeiro.
“Isso significa muito. É o momento mais importante da minha vida poder fazer ser relacionado no elenco principal do Cruzeiro. Tudo isso em tão pouco tempo é uma emoção muito grande. Estou muito feliz, assim como meus familiares, amigos e minha esposa. Todos estão muito contentes com esse momento da minha vida. Não dá para descrever a emoção de estar aqui. Só tenho a agradecer todos da comissão lá da base, meus companheiros, os jogadores aqui do principal e o professor Mano pela oportunidade. Sou muito grato ao Clube”, reforçou o jovem talento estrelado.
FICHA TÉCNICA - JONATA
Posição: Atacante
Data de nascimento: 26/11/1997 (19 anos), em Pilar/AL
Altura: 1,88m
Carreira: CRB/AL (2015-2017) e Cruzeiro (desde março de 2017)
Títulos: Campeonato Alagoano Sub-20 (2016) e Campeonato Alagoano (2016); Campeão Brasileiro Sub-20 (2017)
Deus abençoe garoto seja firme..
Deus abençoe garoto seja firme..
Deus abençoe garoto seja firme..
Boa sorte, garoto seja objetivo!
Vai garoto e mostra seu potência! Acreditamos em vc.