Luis Felipe Rossi, CFO da Condor, ao lado dos atletas Henrique e Léo, na entrega dos aparelhos - Fotos: Bruno Haddad/Cruzeiro
Da redação
Angel Drumond
À beira de uma grande decisão, os jogadores do Cruzeiro vêm passando por momentos que demanda grande entrega e dedicação, tanto nos treinos, quanto nos jogos. Essas atividades, de suma importância para o Clube, geram um desgaste físico e psicológico e exige dos atletas um alto nível de desempenho. A intensidade de exercícios necessita de um período de reparação, e o sono é parte fundamental para essa recuperação dos atletas.
Com intuito de melhorar ainda mais a capacidade de seus jogadores em campo, o Cruzeiro adquiriu, em uma parceria inédita com a Condor Instruments, os aparelhos actígrafos.
Este aparelho registra e envia dados clínicos com a finalidade de avaliar o diagnóstico de uma pessoa com suspeita de distúrbio do sono. Ele é desenvolvido especificamente para efetuar medições precisas de atividade, luz e temperatura, processos que fazem parte dos momentos de descanso dos atletas.
Para Eduardo Pimenta, fisiologista do Clube, o actígrafo é a ferramenta ideal para fazer uma leitura de como é o sono dos jogadores. O fisiologista reafirma que esse descanso faz parte dos principais momentos de recuperação e a aquisição desses aparelhos será fundamental para melhorar a eficácia dos atletas em campo.
“É um equipamento produzido pela Condor, uma parceira do Cruzeiro, em uma iniciativa inédita no Brasil. A idéia é extrair dados para monitorar a recuperação do atleta através do sono. A recuperação é um modelo sistêmico, existem vários elementos que vão interferir na recuperação como a nutrição, a carga de treinos e o sono. Esse equipamento nos possibilita extrair dados confiáveis e precisos como o horário do sono, luminosidade, alimentação e outros elementos que podem contribuir para a melhora e que podem ajudar em um ajuste individual na carga de treino”, completou o fisiologista.
Aparelhos actígrafos e o fisiologista Eduardo Pimenta
Varlei Costa - Coaching Esportivo do Cruzeiro – afirma que um atleta com uma boa noite de sono tem uma melhora significativa em seu desempenho nos jogos e isso pode influenciar também no aspecto social e psicológico.
“Sabemos que o sono é responsável pela recuperação física, psicológica e também social. Então, na área do Coaching Esportivo, existe uma preocupação muito grande com a recuperação psicológica dos atletas. O sono está muito atrelado ao estado de humor, ansiedade e uma noite mal dormida afeta aspectos cognitivos como a atenção do atleta, a tomada de decisão e isso tudo se reflete no jogo. Com certeza vamos aumentar a eficácia dos nossos jogadores com esse acompanhamento tecnológico” falou o profissional.
Luis Felipe Rossi, CFO da empresa Condor, esteve na Toca da Raposa II e falou da alegria de ter um clube gigante como o Cruzeiro como parceiro em uma ação pioneira com times de futebol.
“O Cruzeiro teve uma experiência com este equipamento no passado e viu que os resultados foram satisfatórios. O Clube já vem trabalhando com a idéia de aumento de performance de seus atletas e nos procuraram. É uma grande satisfação para a Condor fazer parte desses objetivos do Cruzeiro”, finalizou.
Varlei Costa/Coaching Esportivo do Cruzeiro
estou preocupado com o juiz que vai apitar essa final ontem a ,eram contra nos no primeiro jogo e ontem deram 2 gols impedidos contra chape outra vez cade nossa diretoria p falar aguma coisa oara a torcida vao fazer de tudo p esse titulo o flamengo
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345