logo

7/9/2017 12:33

Setembro Dourado: pacientes assistidas pela CAPE visitam a Toca II

Setembro Dourado: pacientes assistidas pela CAPE visitam a Toca II
Joana e Estefani na Toca da Raposa II, nesta semana
Foto: Alisson Guimarães / Cruzeiro


Da Toca II

Alisson Guimarães

A Toca da Raposa II recebeu, nesta semana, duas visitas especiais. Estefani, de 13 anos, e Joana, 10, visitaram o centro de treinamento celeste às vésperas do jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, para falarem de um assunto bem especial: a campanha Setembro Dourado, com a qual o Cruzeiro se envolve desde 2015, e que visa mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer infantojuvenil.



Estefani e Joana foram duas das diversas crianças e adolescentes da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) que participaram das ações do Clube em parceria com o colégio Rui Barbosa e a MARC4 logo na primeira edição. À época, ambas estavam diagnosticadas com a doença e, agora, dois anos depois, superaram o câncer, fazendo no momento apenas trabalhos de manutenção e prevenção necessárias.

Iluminadas, as duas jovens garotas, que se tornaram amigas durante o tratamento, falaram sobre os momentos complicados pelos quais passaram, mas deram mais importância à perseverança, apoio e força de vontade que tiveram durante todo esse processo.

“Eu descobri que estava com câncer aos 9 anos de idade. Fiquei 75 dias no hospital, foi muito difícil, sentia muita dor”, relembra Estefani.

“Já eu descobri a doença em um Dia dos Pais. Eu estava com leucemia aos 7 anos de idade. Para minha família e para mim foi muito triste, mas hoje está tudo normal. Quase não me preocupo mais e posso fazer quase tudo. Eu e Estefani continuamos muito amigas e fazemos muita bagunça na CAPE”, diz Joana, citando a segunda casa delas.

Joana e Estefani durante ações do Setembro Dourado, em 2015
Fotos: Arquivo / Cruzeiro


Superintendente da CAPE, Mônica Araújo exalta a relevância da campanha Setembro Dourado, abraçada pelo Cruzeiro desde 2015, dentro da atuação de casas de apoio como a CAPE.

“A campanha do Setembro Dourado, para nós que lidamos diariamente com as crianças, é de fundamental importância, porque ela oferece esperança para as pessoas que estão nessa luta constante contra essa doença difícil. Mas, na CAPE, a gente não trata a doença, tratamos a vida. Estamos sempre buscando que as crianças e as famílias tenham conforto e tranquilidade nesses momentos de tratamento que são muito difíceis”, destaca.

Estefani e Joana, há dois anos, entraram em campo com o time celeste no clássico contra o Atlético-MG. Fãs de Fábio, elas foram surpreendidas pelo atleta enquanto gravavam uma matéria para a TV Cruzeiro, que irá ao ar em breve.

Sempre atencioso com os torcedores, Fábio destacou que a fé também é um elemento importante para os pacientes e os familiares em momentos complicados como o tratamento de doenças dessa magnitude.

“É primordial ter fé em Deus. Com certeza, a fé move montanhas e dá suporte imediato na cura, junto com os médicos auxiliando, já que Deus deu sabedoria a eles para cuidarem da gente. Agradeço a Deus e aos médicos que ajudaram nesse processo. Elas estão lindas e fortes, prontas para crescerem e serem profissionais nas áreas que elas escolherem, para ajudarem outras pessoas também”, disse o camisa 1 estrelado.

Foto: Divulgação / Cruzeiro

Setembro Dourado 2017

O apoio do Cruzeiro à campanha é um pedido especial do presidente do Clube, Dr. Gilvan de Pinho Tavares, e faz parte do projeto “Cruzeiro Solidário”, responsável por diversas campanhas importantes como o Sangue Azul, Adote um Campeão e o Dezembro Laranja. Durante o período, a Raposa promoverá ações especiais para proporcionar mais alegria aos pequenos que estão passando pelo processo de tratamento oncológico.

A iniciativa deste ano trabalha o tema “Qualidade de Vida”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, o índice de cura dos casos diagnosticados precocemente chega a 70%. Nas últimas edições do Setembro Dourado, centenas de jovens descobriram a doença no estágio inicial e hoje realizam a manutenção do tratamento após utilizarem medicamentos.

Esta edição da campanha atenderá crianças e adolescentes da Fundação Sara, Associação Unificada de Recuperação e Apoio (AURA) e da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE). O movimento conta com apoio da Santa Casa de Belo Horizonte, Sociedade Mineira de Pediatria e do Hospital das Clínicas.



Histórico

O Cruzeiro apoia a campanha Setembro Dourado desde 2015 e realizou várias atividades especiais que contemplaram crianças em tratamento contra o câncer. Entre as ações desenvolvidas, os pequenos entraram no gramado do Mineirão usando capas de super-heróis, camisas oficiais foram doadas para arrecadação de recursos para o tratamento dos jovens e visitas do Raposão às casas de apoio foram realizadas.

No ano passado, as crianças visitaram a Toca da Raposa II e participaram de um bate-papo com o fisioterapeuta Charles Costa. Os guerreiros tiraram fotos e receberam autógrafos dos atletas e participaram de um delicioso lanche no refeitório usado pela equipe celeste.

Foto: Fred Magno / Light Press / Cruzeiro

810 visitas - Fonte: Site Oficial




FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.