Mano Menezes chegará aos 100 jogos pelo Cruzeiro (Foto: Marcello Zambrana/Light Press)
Hoje em dia, é difícil encontrar treinadores que ficam por um longo período em um clube só. No Brasil, então, é praticamente impossível. No entanto, o técnico Mano Menezes tenta derrubar essa escrita negativa. Nesta quarta-feira, diante do Grêmio, pelas quartas de final da Primeira Liga, ele chegará a 100 jogos pelo Cruzeiro. O último treinador que atingiu tal feito pelo clube foi Marcelo Oliveira, que comandou a Raposa em 158 partidas entre 2013 e 2015.
Os 99 jogos de Mano Menezes, porém, não foram construídos de forma contínua. Foram 16 partidas na primeira passagem do treinador pelo Cruzeiro (em 2015) e 83 nesta etapa (entre 2016 e 2017). Ao todo, são 49 vitórias, 29 empates e 21 derrotas.
E não são só esses os números importantes de Mano Menezes. Ele também carrega o título de técnico mais longevo em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Nenhum outro treinador dos 20 times do Brasileirão está há mais tempo no cargo quanto Mano, que foi contratado em julho de 2016.
Da zona de rebaixamento à chance de título nacional
Em 2015, o Cruzeiro viveu um momento complicado na tabela. Quando o técnico Mano Menezes chegou, após a demissão de Luxemburgo, o clube se encontrava à beira da zona de rebaixamento, com 22 pontos. A “salvação” do time começou contra a Ponte Preta, quando o treinador assumiu a equipe. Porém, nesse jogo, Mano só observou em um dos camarotes, enquanto Deivid, comandante interino, levou a Raposa a bater os paulistas por 2 a 1, com gols de Willians e Vinícius Araújo - ambos já deixaram a Toca.
Depois disso, o Cruzeiro deu uma guinada no Campeonato Brasileiro e terminou a competição em 8º lugar, com 55 pontos. Para se ter uma ideia, o primeiro classificado para a Libertadores, à época G-4, foi o São Paulo, que acumulou 62 pontos. Porém, Mano não deu sequência ao trabalho. Ele aceitou uma proposta milionária do Shandong Luneng e foi para a China.
Mano Menezes está há mais de um ano no Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
A segunda passagem de Mano Menezes no Cruzeiro também foi em busca de livrar o time do rebaixamento. A estreia, dessa vez, foi diante do Santos, na Vila Belmiro. Na ocasião, a equipe perdeu por 2 a 0. Ele obteve êxito novamente e ajudou o Cruzeiro a escapar do fantasma da Série B, terminando a competição em 12º lugar, com 51 pontos.
Com a base do grupo mantida e com a contratações de reforços, como Thiago Neves, o Cruzeiro começou 2017 com a esperança de títulos. O início foi excelente: a equipe venceu os seis jogos da temporada e foi a última a perder a invencibilidade dos 20 clubes da Série A - derrota para o São Paulo, por 2 a 1, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.
Mano Menezes tem chances reais de conquistar mais um título nacional para o Cruzeiro (Foto: Gabriel Duarte)
Apesar do bom começo de ano, o Cruzeiro perdeu o título do Campeonato Mineiro para o Atlético-MG (empate em 0 a 0 no primeiro jogo e derrota por 2 a 1 no segundo), e foi eliminado da Copa Sul-Americana, precocemente, para o Nacional-PAR (vitória por 2 a 1 na partida de ida, e derrota pelo mesmo placar na volta, perdendo a vaga nas penalidades máximas).
Agora, porém, a equipe de Mano Menezes tem chances reais de um grande título nacional: a Copa do Brasil. A Raposa enfrentará o Flamengo, nos dias 7 e 27 de setembro pela final do torneio mata-mata e segue em busca do penta. Caso levante o troféu, o Cruzeiro será, ao lado do Grêmio, o clube que mais conquistou a competição. Além disso, a equipe está em 6º lugar no Campeonato Brasileiro e nas quartas de final da Primeira Liga.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11980799494