logo

27/8/2017 14:08

À espera da final da Copa BR, Cruzeiro faz Brasileiro de "plano B" para Libertadores

Enquanto aguarda decisão contra o Flamengo, time cruzeirense, que terminou a última rodada no G-6 do Brasileirão, usa competição para preparar atletas e "garantir" classificação para torneio continental

À espera da final da Copa BR, Cruzeiro faz Brasileiro de plano B para Libertadores
O Cruzeiro vive a expectativa de disputar sua sétima final de Copa do Brasil. A chance de conquistar um título nacional em 2017 e, consequentemente, uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem, embala os cruzeirenses, que dividem a atenção com a disputa do Campeonato Brasileiro.


Apesar de ter chances remotas de título na competição de pontos corridos - o líder Corinthians tem 50 pontos, 20 a mais que a equipe mineira - a Raposa tem no Brasileirão uma espécie de alternativa para o caso de as coisas "não saírem bem" na grande final.

Desta forma, o time comandado por Mano Menezes não pode deixar o Brasileiro de lado. Primeiro, porque a equipe terminou a última rodada na zona de classificação para a Libertadores, o chamado G-6; e, segundo, porque a Copa do Brasil só será decidida no dia 27 de setembro (o primeiro jogo da final será no dia 7 de setembro, provavelmente no Maracanã, no Rio de Janeiro, e a volta no Mineirão). Ou seja, até lá, o Cruzeiro vai entrar em campo quatro vezes pela principal competição nacional.

Por isso, trabalhar para se aproximar das primeiras colocações no Campeonato Brasileiro ou, pelo menos, se manter no G-6, é fundamental para que o time cruzeirense, caso não consiga o título da Copa do Brasil, possa encerrar a temporada na briga para voltar a disputar a Libertadores, o que não acontece desde 2015.

O Santos, adversário deste domingo, às 19h (de Brasília), no Mineirão, pode ser considerado um exemplo daquilo que o Cruzeiro não deve fazer. Em 2015, a equipe santista estava na final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, e, mesmo brigando pelo G-4 do Brasileirão, escalou os reservas nos quatro últimos jogos da competição, priorizando o torneio mata-mata. A diferença é que, naquele ano, as finais aconteceram na reta final do Brasileiro, o que, talvez, justifique o fato de o técnico Dorival Júnior ter preservado os principais jogadores do Peixe. No entanto, o Santos, além de perder o título do torneio mata-mata, ainda ficou fora do G-4 (terminou em sétimo, com 58 pontos, quatro a menos que o São Paulo, quarto colocado).


Desde a rodada passada, Mano Menezes deu mostras de que, ciente de que a Copa do Brasil é a grande oportunidade de o Cruzeiro levantar um troféu nacional nesta temporada e, claro, ser prioridade, o Campeonato Brasileiro não ficará tão em segundo plano. O treinador deve tentar administrar as duas situações, colocando em campo na competição de pontos corridos um time forte, poupando um ou outro atleta que necessite de descanso.

Mesmo a três dias do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio, no Mineirão, quando precisava reverter a desvantagem de 1 a 0 sofrida na partida de ida, Mano escalou a Raposa com seus titulares, com exceção de Robinho (poupado), Lucas Romero (que estava com dores no tornozelo direito) e Rafael Sobis (que cumpriu suspensão), e com a entrada do atacante Sassá, que não foi inscrito a tempo de atuar pelo time cruzeirense na Copa BR. Resultado: vitória de 2 a 0 sobre o Sport, entrada do time no G-6 e ânimo extra para o duelo com o Grêmio.


A ideia de não "abandonar" o Campeonato Brasileiro parece já ter sido absorvida pelo elenco do Cruzeiro. Eles aprovaram a decisão de Mano Menezes, de utilizar os titulares diante do Sport, antes do jogo decisivo contra o Grêmio, e concordaram que o time precisa manter o crescimento no Brasileirão.

- É verdade, estamos felizes na classificação e estamos pensando na final (da Copa do Brasil). Mas temos compromissos pelo Brasileiro até lá. Hora de focar no Brasileiro, um campeonato muito difícil. Não tem como entrar mole num torneio desses.

Temos que estar focados diante de um grande rival como o Santos. Vamos fazer de tudo para vencer a partida - disse o volante Hudson, que apareceu como titular contra o Sport (no lugar de Lucas Silva, inicialmente poupado naquela partida) e que seguiu entre os 11. Ele aproveitou a oportunidade e acabou sendo o autor do gol da vitória no tempo normal sobre o Grêmio por 1 a 0.

Além de continuar somando pontos no Campeonato Brasileiro, até para tentar subir e fisgar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, ou seja, entrar no G-4 (o quinto e o sexto colocados disputam a fase preliminar), Mano tem nesses jogos da competição de pontos corridos a oportunidade de recuperar ou dar ritmo a jogadores que estavam fora da equipe por causa de lesão, casos do zagueiro Manoel e do meia Arrascaeta. Ambos já treinam em campo com o elenco e devem ser relacionados para esses jogos, com o treinador ganhando duas boas opções com o retorno de dois ex-titulares.

- Ainda temos muita coisa para fazer no Brasileirão. o time vem numa crescente - destacou o meia Arrascaeta, que, até o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no dia 7 de setembro, deve ganhar ritmo e brigar por uma vaga entre os titulares.

Programação do Cruzeiro até a grande final da Copa do Brasil

27/8 - Cruzeiro x Santos (Brasileiro)
30/8 - Cruzeiro x Grêmio (Primeira Liga)
3/9 - Semifinal da Primeira Liga*
7/9 - Flamengo x Cruzeiro (Copa do Brasil)
10/9 - Chapecoense x Cruzeiro (Brasileiro)
17/9 - Cruzeiro x Bahia (Brasileiro)
24/9 - Atlético-GO x Cruzeiro (Brasileiro)
27/9 - Cruzeiro x Flamengo (Copa do Brasil)

4164 visitas - Fonte: Globo Esporte




não pode deixa o brasileirão de lado não

não tem que poupar ninguém ganham pra isso vamos trabalhar gente sem vamos pra cima com força máxima.

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.