Cruzeiro está mais perto de conseguir vaga na Libertadores por meio da Copa do Brasil (Foto: Washington Alves/Light Press)
O caminho mais curto para o Cruzeiro voltar a disputar a Libertadores é a Copa do Brasil. Restam mais quatro jogos para a conquista do título, enquanto pelo Brasileirão, a história está complicada. O time está a 18 pontos do líder Corinthians, o que torna o título praticamente inalcançável. O caminho ser mais curto não quer dizer que é mais fácil. A começar pelo desafio na semifinal, diante do Grêmio, o único grande do Brasil vivo na Copa do Brasil e Libertadores e na disputa pelo título do Brasileiro.
Apesar de serem duas competições distintas, o sucesso em uma passa pelo bom desempenho em outra. Para o comentarista da TV Globo e do SporTV, Henrique Fernandes, é essencial aproveitar o embalo de bons resultados no Brasileirão para se dar bem na Copa do Brasil.
- O Cruzeiro, naturalmente, dará grande importância a Copa do Brasil porque é a única chance de taça que o time tem em 2017, mas não pode negligenciar o Brasileiro, porque, em caso de eliminação na Copa, é preciso buscar a vaga na Libertadores pelos pontos corridos. Dessa forma, o desempenho tem que ser bom nas duas competições. Evidentemente que o “embalo” em uma irá ajudar na outra. Um time que vem de resultados bons, de vitórias importantes, com a confiança alta, tende a ter resultados bons nas rodadas seguintes.
Com 22 pontos no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro é o nono colocado na classificação. Restam nove pontos em disputa até o fim do turno. Se o time conseguir 100% de aproveitamento, chega aos 31 e fica tranquilo. Por isso, Henrique Fernandes ressalta a necessidade de entrar ligado diante de Vitória, Vasco e Botafogo.
- Acho que é importantíssimo chegar embalado aos jogos contra o Grêmio. Vencendo Vitória, Vasco e Botafogo em sequência, seguramente o time chegará com a confiança alta para os confrontos contra o Grêmio. Há ainda uma vantagem importante: como o time não está na Libertadores, terá uma semana de preparação antes do mata-mata da Copa do Brasil. É preciso chegar a essa semana em boa fase, com boa pontuação, para que ela seja uma semana tranquila e proveitosa de trabalho, sem pressões.
Mais descansado
O comentarista lembra de outro ponto importante. O Grêmio, além do Brasileirão e da Copa do Brasil, também está disputando a Taça Libertadores. O grande número de jogos decisivos pode desgastar os gaúchos, e o Cruzeiro pode tirar vantagem disso.
- Certamente, sobretudo no aspecto físico nos dias mais próximos ao jogo. Pesa a favor do Grêmio o jogo contra o Godoy Cruz ser em Porto Alegre e a situação estar bem encaminhada quanto a classificação, mas o fato de se envolver em mais este mata-mata pesará. Se o time argentino conseguir superar o Grêmio, o que é improvável, o Cruzeiro terá mais uma vantagem para a Copa do Brasil, já que o time gaúcho sofrerá uma pressão muito forte.
só se for embalar nenê , porquê esse time de bosta só ganha 2 seguidas só de 4 em 4 meses, time senvergonha .....
Estão de brincadeira o grêmio e Corinthians estão na ponta em tudo o que está disputando sem poupar ninguém eles vencem até sem ter necessidade só para mostrar que é time de cheganda e pipoqueiros como uns que conheço tô de saco cheio..
zeroooooooooooooooooooo ate morrer! amo demais!
OLÁ VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494