É difícil não relacionar Mano Menezes com o Grêmio. Afinal, foi com o clube gaúcho que o treinador passou a ter mais destaque no cenário nacional e marcou história ao vencer a "Batalha dos Aflitos". Agora, ele constrói o segundo capítulo de sua passagem pelo Cruzeiro e tenta dar mais estabilidade ao time que treina no Campeonato Brasileiro. Para ficar mais perto da briga por Libertadores e, até quem sabe, do título, o treinador defende um histórico positivo contra o Tricolor gaúcho.
Desde que deixou o time de Porto Alegre, em 2007, para assumir o Corinthians, Mano já enfrentou o Grêmio em 11 oportunidades. Foram cinco vitórias, quatro derrotas e dois empates. Pela equipe mineira, os números também contam a favor de Mano. Em cinco jogos, são duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Entretanto, pesa contra ele a eliminação da Copa do Brasil, ano passado, nas semifinais.
Contra o Grêmio, vice-líder do Brasileiro com 18 pontos, o treinador busca estabilidade para os seus comandados. Até agora, o Cruzeiro faz uma campanha mediana, com 10 pontos conquistados e 47,6% de aproveitamento (três vitórias, três derrotas e um empate). Mano aponta as principais dificuldades que o Cruzeiro terá na partida contra o Grêmio.
- Eu não vejo que a maior dificuldade seja transpor as linhas do Grêmio, a maior dificuldade é não deixar o Grêmio transpor as nossas linhas. Talvez seja o meio campo que mais tenha tocado a bola no campeonato. E, por não jogar com um centroavante fixo, a gente vai ter dificuldade a mais, porque o Luan fica flutuando nas costas do volante, tem drible fábil, foi ele que fez um golaço no Mineirão e aquela vitória que impôs contra a gente no ano passado, pela Copa do Brasil e está jogando tranquilo. A gente espera que o resultado aconteça. Temos que saber enfrentar a equipe deles - destacou o treinador.
Ainda sem confirmar a equipe para o jogo de segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Mineirão, Mano vai decidir quem joga no treino deste domingo. A tendência é que Caicedo e Robinho voltem ao time, enquanto Rafael Sobis continue como opção no banco de reservas.
Retrospecto de Mano Menezes contra o Grêmio:
2009 - Grêmio 3 x 0 Corinthians e Corinthians 2 x 1 Grêmio
2010 - Grêmio 1 x 2 Corinthians
2013 - Flamengo 0 x 1 Grêmio
2014 - Grêmio 2 x 1 Corinthians e Corinthians 1 x 0 Grêmio
2015 - Cruzeiro 0 x 0 Grêmio e Cruzeiro 1 x 0 Grêmio
2016 - Cruzeiro 1 x 0 Grêmio, Cruzeiro 0 x 2 Grêmio e Grêmio 0 x 0 Cruzeiro
isso contrata o Lucão do são Paulo porque com essa zaga não dá não.
Mano meneses trás o zagueiro Lução do São paulo êle esta saindo do São paulo