logo

17/5/2017 15:08

Preparador detalha estratégia para sub-14 superar extracampo chinês

Preparador detalha estratégia para sub-14 superar extracampo chinês
O percurso da equipe sub-14 do Cruzeiro para a defesa do título da Codion Cup, na China, encontra obstáculos não apenas dentro de campo, mas também fora dele. Em meio aos duelos contra equipes de cinco países diferentes, os comandados do técnico Leonardo Cherede sofrerão a marcação cerrada de dois adversários que não vestem uniforme: o fuso horário e a culinária chinesa.

Mas o torcedor e o elenco cruzeirenses podem ficar tranquilos. Conforme explica o preparador físico Rafael Calado, que esteve presente no título da Codion Cup do ano passado, existe uma preparação muito bem feita para superar as barreiras extracampo, a começar pelo fuso horário local, que interfere diretamente no sono dos atletas.

“A experiência a ser vivenciada na China apresenta um ponto de atenção que é o fuso horário, já que ele que fere um princípio da recuperação física muito importante que é o sono. O organismo está acostumado a determinado horário de descanso, de funcionamento normal, e lá esta situação se inverte. Com isso, torna-se um pouco complicado a adaptação, levando em consideração que os atletas estarão em competição. Então, no horário que estariam dormindo, eles estarão jogando”, esclarece.

“Buscamos minimizar esta questão ao máximo regulando, já na China, o sono dos atletas, mesmo no pouco período que temos para fazer isso. A estratégia funcionou no ano passado, o desempenho não foi afetado e a gente conseguiu manter um bom nível de performance”, completou.

Se não bastasse o fuso horário, a alimentação local também merece total atenção. Capaz de gerar apreensão para qualquer forasteiro que se aventura no país asiático, a culinária chinesa apresenta pratos exóticos, como insetos fritos e ovos podres. Os atletas cruzeirenses, contudo, não terão que experimentar estas iguarias, mas sim um cardápio bem parecido com o brasileiro.

“Através de uma parceria com o pessoal da China, tentamos aproximar ao máximo o cardápio deles com o nosso. Tentamos colocar alguns tipos de carboidratos que vão dar o substrato de energia para os atletas e a proteína, que vai auxiliar na recuperação. Temos ovos, frutas, arroz, macarrão, que são cardápios mais próximos do nosso e que vão dar a eles o combustível para suportar todo o período competitivo”, ressaltou Calado.

“Além disso, estamos levando para o torneio nosso suporte padrão, que é a suplementação em carboidratos e proteínas. Fora isso, estamos também levando alguns alimentos que vão auxiliar nos intervalos das refeições. Ano passado funcionou bem e neste ano reforçamos este trabalho para cercarmos ao máximo qualquer perda de desempenho relacionado à alimentação ou déficit de energia. Estamos muito bem preparados para chegar lá e fazer uma boa competição, para voltarmos com título para a Toca I”, acrescentou.

Com estreia marcada para o próximo sábado, os jogadores do sub-14 celeste aguardam a divulgação da tabela da Codion Cup, a ser definida ainda nesta semana. Independentemente dos adversários, a certeza é que o elenco adversário estará pronto para defender em alto nível o título do torneio.

528 visitas - Fonte: Site oficial




oi boa tarde desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil Premier combate telecine HBO Fox PFC é canais adultos e também reduzimos o valor da sua fatura mais informações sobre o assunto chamar no zap 11961004639

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.