Fotos: Cruzeiro/Divulgação
Da Toca I
Gustavo Aleixo
Entre os dias 13 e 21 de abril, os jogadores da equipe sub-19 do Cruzeiro vivenciarão uma experiência transformadora, tanto em termos futebolísticos, quanto pessoais. Isto, porque durante esse período os atletas celestes disputarão o U-19 Championship Trophy, realizado na Alemanha, e alguns amistosos, que oferecerão às jovens promessas estreladas uma “bagagem” diferenciada nos mais diversos aspectos.
Um dos grandes responsáveis pela presença do Clube cinco estrelas na competição, o gerente do Departamento de Negócios Internacionais (DNI), Daniel Teixeira, confirma a premissa acima. Ex-jogador, formado inclusive na base celeste, Daniel construiu uma sólida carreira no futebol europeu, especialmente na Alemanha, e fala com propriedade sobre a experiência a ser vivida pelos jogadores cruzeirenses.
“Quando se joga futebol só no Brasil, você só conhece o jogo e a cultura daqui. Vai ser experiência no futebol, mas também de vida. Nossos jogadores irão para um país com uma cultura, uma língua e costumes totalmente diferentes. É uma grande experiência, tanto no aspecto pessoal, quanto profissional. Como vamos jogar contra clubes de vários países, cada time pratica o futebol de uma maneira, com táticas diferentes. A própria arbitragem europeia é diferente e tudo isso é muito bom”, destacou.
“Na época que eu jogava, a gente não tinha tantas oportunidades de disputar torneios internacionais e, hoje, um garoto com 19 anos já pode disputar competições internacionais. Isso, sem dúvida, é muito bom para os meninos chegaram com uma experiência profissional e de vida muito maior à categoria júnior e, posteriormente, ao profissional”, acrescentou

Equipe celeste sub-19 já treina em Düsseldorf, local onde acontece o torneio
Hoje gerente no Cruzeiro, Daniel atuou por oito anos no futebol alemão, além de ter trabalhado outros três como dirigente. A longa estádia no país germânico permitiu que o ex-atacante presenciasse de perto a revolução futebolística da Alemanha, o que, segundo ele, torna ainda mais importante a presença da Raposa no U-19 Championship Trophy.
“Tive a oportunidade de ver de perto esta revolução do futebol alemão. A Alemanha tem um valor muito grande no futebol. É a atual campeã do mundo, e os times alemães têm se desenvolvido bastante. Eles fizeram um trabalho muito bom deste o ano 2000, quando começaram a reformulação, desde escolas com parcerias com a federação até os clubes. Eles obrigaram os clubes a terem apenas jovens jogadores alemães nas camadas de base”, salientou Daniel, que enalteceu o suporte dado pela diretoria celeste junto ao DNI.
“Levei a proposta do torneio para a diretoria e tive todo o respaldo necessário. Estamos com uma expectativa muito boa de dar esta experiência para os meninos e internacionalizar a marca do clube, o que é um dos principais objetivos do departamento”, completou.
Já hospedada em Dûsseldorf, local do torneio, a equipe celeste estreia no torneio neste sábado, às 5h (de Brasília), contra o Liverpool. Além dos inglêses, o Cruzeiro ainda encara o Benfica-POR, o Borussia Mönchengladbach-ALE e o BV 04 Düsseldorf-ALE pela primeira fase. A presença de grandes clubes europeus anima Daniel, que confia numa ótima participação da Raposa.
“Achei que seria uma boa ideia o Cruzeiro fazer uma excursão para disputar um torneio contra importantes times da Europa. Vamos enfrentar, por exemplo, o Benfica-POR, que tem uma camada de base famosa no mundo inteiro, e o Liverpool. Vai ser um grupo difícil, mas estamos levando uma boa equipe e temos ótimas chances na competição”, completou.
Tabela do Cruzeiro no U-19 Championship Trophy
Grupo 2
15/04 – Liverpool x Cruzeiro
15/04 – Cruzeiro x Benfica
16/04 – Cruzeiro x Borussia Mönchengladbach
16/04 – BV 04 Düsseldorf x Cruzeiro
vamos. cruzeiro