1/3/2017 10:27
Sem acomodar! Diogo Barbosa vibra com início, mas quer mais no Cruzeiro
Lateral faz autoavaliação do seu futebol e se mostra satisfeito com desempenho até agora, mas reitera que ainda tem muito a evoluir no decorrer da temporada
Diogo Barbosa conseguiu garantir seu espaço na equipe do Cruzeiro (Foto: Washington Alves)
Diogo Barbosa mal chegou ao Cruzeiro, mas já mostrou a que veio. O lateral foi contratado para reforçar a equipe, nesta temporada, e já garantiu a titularidade com Mano Menezes. Dos oito jogos feitos pela Raposa no Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Primeira Liga, Diogo foi titular em cinco e, no último sábado, contra a URT, ganhou chance aos 31 minutos do segundo tempo. Na ocasião, o jogador atuou como meio campo, função que terminou o ano de 2016 exercendo no Botafogo. Das únicas vezes que ficou de fora do campo, nos jogos contra o Tricordiano, pelo Estadual, e contra a Chapecoense, pela Primeira Liga, o jogador estava sendo poupado.
Por mais que o lateral tenha conquistado a confiança do treinador, ele avalia que ainda não chegou à melhor forma dentro de campo. Diogo Barbosa afirma estar satisfeito com este inicio de temporada, mas garante que ainda tem muito ao crescer ao longo da temporada.
- Eu tenho gostado, acho que o entrosamento está acontecendo. Sei que ainda tenho muito para dar e sei que não estou apresentando o futebol que gosto, mas isso é com o tempo. Com o tempo, mostramos as características e volume de jogo. Como é o inicio, eu estou feliz, estou feliz pelo desempenho e sei que vou crescer muito.
Para o comentarista da TV Globo, Henrique Fernandes, a diferença de Diogo Barbosa para os outros dois laterais da equipe – Bryan e Edimar- é a regularidade de suas atuações. Segundo Henrique, Diogo consegue aliar as atuações dos dois outros laterais em uma só.
- Acho que a grande vantagem que o Diogo Barbosa oferece ao time em relação a Edimar e Bryan é o equilíbrio. Em 2016, Edimar tinha dificuldades no apoio, enquanto Bryan era ofensivo demais. Diogo consegue aliar as duas situações. Tem ótimo condicionamento físico e tecnicamente tem nível superior a média dos laterais-esquerdos do futebol brasileiro. Com entrosamento com o restante do time, entendendo bem a hora de passar e se apresentar a frente e a hora de ficar mais guarnecendo a defesa, tem tudo para ser um jogador importante na temporada. O início, em si, já é muito bom.
Só elogios
Para a temporada 2017 o Cruzeiro contratou cinco jogadores: Diogo Barbosa, Hudson, Caicedo, Lucas Silva e a grande contratação da temporada, Thiago Neves. Barbosa não poupou elogios ao meia, que só conseguiu fazer sua estreia pela Raposa nessa quarta-feira, em partida válida pela Copa do Brasil, contra o São Francisco, do Pará.
- A equipe ganha muita qualidade. É um jogador com muita experiência e qualidade que veio para deixar o nosso grupo forte. Eu tenho certeza que pelos treinamentos ele está muito bem. Claro que entra em questão o ritmo de jogo, que você só adquire jogando. Eu tenho certeza que pela experiência dele, já é velho, na linguagem do futebol, vai conseguir nos ajudar bastante.
Diogo Barbosa ainda avalia que, jogar ao lado de Thiago não só é fácil, como ajuda toda a equipe a conquistar melhores resultados.
- Difícil? É muito fácil. Jogar ao lado de jogadores com a qualidade do Thiago facilita para mim e para todo o elenco. Tenho certeza que ele vai ajudar muito e quem ganha com isso é o grupo, que fica forte.
Com a chegada de Thiago Neves a equipe, Henrique prevê que a forma do lateral jogar pode sofrer mudanças. Com Arrascaeta assumindo a função dentro da área, cabe a Diogo Barbosa abrir a defesa adversária.
- Com a entrada do Thiago Neves no time, Arrascaeta foi para o lado esquerdo do meio-campo. Como o uruguaio se mostrou um jogador muito efetivo quando entra na área para finalizar, revezando-se neste posicionamento muitas vezes com Rafael Sóbis, Mano talvez não queira perder isso. Aí é que deve se modificar um pouco mais a forma de Diogo Barbosa jogar. Com Arrascaeta dentro da área é necessário um jogador na ação de ataque pelo lado esquerdo gerando amplitude, ou seja, "abrindo" a defesa adversária. Diogo é este homem. Ele deve ser ainda mais ofensivo nesta nova formação, com Ariel ficando mais na defesa para proteger as costas dele.
2847 visitas - Fonte: Globo Esporte