8/2/2017 08:23
Sem definir titulares, Mano utiliza 60% do grupo do Cruzeiro em três jogos
Dos 33 jogadores do elenco celeste, 20 foram utilizados pelo treinador em 2017
Mano Menezes já escalou 20 jogadores diferentes nos três primeiros jogos do Cruzeiro em 2017 (Foto: Light Press)
“Não temos um time reserva e um time titular”. A frase dita pelo técnico Mano Menezes pode ser interpretada, por muitos, como apenas um clichê do futebol. Aquela, quando o treinador quer motivar os jogadores e, para isso, afirma que não tem os nomes dos 11 que vão iniciar as partidas definidos. Porém, no Cruzeiro, Mano tem levado o discurso ao “pé da letra”. Nesta temporada, o time celeste fez apenas três jogos em competições oficiais e levou a campo 20 atletas diferentes, o que corresponde a 60,6% do grupo da Raposa.
Segundo Mano Menezes, todos os jogadores do Cruzeiro têm condições de serem titulares. O que vai definir quem joga ou não é o condicionamento físico de cada um. Até porque, nas próximas semanas, o time celeste terá uma maratona de jogos. Serão cinco partidas em 14 dias.
Nós ainda não temos um time reserva e um time titular. São todos jogadores de alta qualidade no nosso elenco e nós separamos dois grupos, porque o grande número de jogos do mês, não permitiria que eu jogasse com o mesmo grupo em todos os jogos. Então, eu não escolhi um time reserva para jogar contra o Tricordiano (vitória por 2 a 1, no último domingo), eu escolhi os jogadores que fisicamente estavam melhores. É com isso que estamos preocupados no momento: colocar os jogadores que estão em melhores condições para jogar.
Apenas dois jogadores foram titulares nos três jogos do Cruzeiro no início deste ano: o zagueiro Léo e o goleiro Rafael. Outros cinco, que não iniciaram entre os 11 em todas as partidas, mas participaram entrando no segundo tempo foram: Robinho (dois jogos como titular e um como suplente), Arrascaeta (dois jogos como titular e um como suplente), Alisson (dois jogos como titular e um como suplente), Ábila (um como titular e dois como suplente) e Rafinha(um como titular e dois como suplente).
Rafinha, por exemplo, entrou no decorrer do jogo contra o Villa Nova-MG e diante do Atlético-MG e foi titular no duelo com o Tricordiano. Para ele, o importante é estar sempre preparado, para quando a chance surgir, aproveitá-la o máximo possível.
- A temporada é muito longa. O time que começa não é o mesmo que termina, todo mundo tem que se preparar para quando tiver as oportunidades estar bem. Começo de temporada não tem time definido. A gente sabe que todo mundo vai ter sua oportunidade, então, tem que estar preparado.
Se contarmos os jogadores que foram a campo pelo Cruzeiro no amistoso contra o Brasília, a porcentagem de atletas utilizados por Mano Menezes chega a 69,7%. Além dos 20 que participaram das partidas oficiais, o zagueiro Murilo Cerqueira, o lateral-esquerdo Fabrício e o meia Alex defenderam o clube celeste na vitória por 8 a 2 sobre o time da capital federal, no SESC Venda Nova.
Jogadores utilizados pelo Cruzeiro nos três primeiros jogos da temporada:
Rafael, Ezequiel, Manoel, Léo, Diogo Barbosa, Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Arrascaeta, Elber, Alisson, Ábila, Sobis, Rafinha, Hudson, Mayke, Caicedo, Bryan, Lucas Romero, Raniel.
Participaram dos três jogos: Rafael (titular), Leo (titular), Robinho, Arrascaeta, Alisson, Ábila e Rafinha.
Participaram de dois jogos: Ezequiel, Manoel, Diogo Barbosa, Henrique, Ariel Cabral, Hudson, Elber, Rafael Sobis.
Participaram de um jogo: Mayke, Kunty Caicedo, Bryan, Lucas Romero e Raniel.
Escalações do Cruzeiro em jogos oficiais de competições em 2017
Cruzeiro 2 x 1 Villa Nova (primeira rodada do Campeonato Mineiro)
Rafael; Ezequiel, Manoel, Léo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; Arrascaeta (Elber), Alisson (Ramón Abila) e Rafael Sobis (Rafinha)
Cruzeiro 1 x 0 Atlético-MG (rodada inicial da Primeira Liga, no Mineirão)
Rafael; Ezequiel, Manoel, Léo e Diogo Barbosa; Henrique (Hudson), Ariel Cabral, Robinho, Arrascaeta (Rafinha) e Alisson; Rafael Sóbis (Ramón Ábila).
Cruzeiro 2 x 1 Tricordiano (segunda rodada do Campeonato Mineiro)
Rafael; Mayke, Kunty Caicedo, Léo e Bryan; Hudson (Alisson), Lucas Romero, Rafinha e Raniel (Robinho), Elber (Arrascaeta) e Ramón Ábila.
909 visitas - Fonte: Globo Esporte