27/1/2017 17:12
Mano valoriza pré-temporada celeste e projeta estreia no Mineiro
Foto: Washington Alves / Light Press / Cruzeiro
Enfim, o Cruzeiro fará sua estreia na temporada 2017. Será neste domingo, contra o Villa Nova, na abertura do Campeonato Mineiro, que o técnico Mano Menezes poderá ver seus comandados colocarem em prática, no primeiro teste do ano, algumas das dinâmicas testadas nas últimas semanas durante a pré-temporada azul.
De acordo com o comandante celeste, a execução do que foi proposto para a pré-temporada ocorreu dentro do planejado e agora chegou a hora de ver como a equipe se comportará em campo.
“Acho que a gente preencheu quase tudo o que precisava. Conseguimos fazer bem. As coisas andaram com naturalidade, não tivemos problemas. Conseguimos dar um ritmo bom. É claro que precisaríamos de um tempo maior para chegar ao ideal, mas é comum no Brasil aproveitar o primeiro mês para chegar ao condicionamento ideal. A equipe chega com uma ideia de manutenção, foi possível ver na preparação. Agora vamos ver a partir de domingo, valendo, que é quando interessa”, projetou.
“Vamos condicionar com as primeiras partidas, ganhar ritmo de jogo, principalmente, já que a parte técnica necessita de um período um pouquinho maior. A parte tática a equipe já sabe o que fazer. No segundo semestre do ano passado, fizemos um trabalho semelhante. Estamos preparados para fazer bons jogos e conseguir as primeiras vitórias, que são muito importantes”, complementou.
Apesar desta ser a segunda passagem de Mano pelo maior clube de Minas Gerais, esta é a primeira oportunidade que o técnico tem de iniciar uma temporada no comando do time estrelado, o que para ele faz toda a diferença na preparação da equipe.
“A sensação é boa porque você inicia planejando aquilo que quer conquistar. Não é possível conquistar só com intenção. Todo mundo tem boa intenção. Eu brinco que todo mundo reza, mas o Senhor trata todo mundo igual. Temos que fazer nossa parte dentro de campo. E nós fizemos. Temos o entendimento do que vamos fazer na temporada. É lógico que vem a parte importante, que é dentro de campo. Temos que fazer alguns ajustes e é o que vamos fazer” avaliou.
Um dos aspectos mais trabalhados durante a pré-temporada realizada na Toca da Raposa II foi o sistema tático da equipe. Segundo Mano, foram testadas algumas variações para que as mesmas sejam aplicadas diante de eventuais necessidades no decorrer dos jogos.
“O jogo hoje está muito complexo e você nunca sabe quando vai precisar ou não mudar o sistema. O importante é que a equipe saiba usar, entender os momentos diferentes e a hora, a estratégia de cada momento. É isso que se faz na pré-temporada. Depois, você não tem tempo de fazer esse trabalho de mudanças drásticas na equipe”, salienta.
Sobre o Villa Nova, adversário do próximo domingo, às 17h, no Mineirão, o comandante cinco estrelas analisou que o Cruzeiro entra fisicamente um pouco abaixo, mas sugere que seus atletas igualem essa condição com inteligência e comprometimento.
“Sabemos as formações que eles têm usado nos jogos de preparação. Conhecemos os jogadores, o técnico, que já passou pela base do Cruzeiro, então já temos ideias de suas ideias. Agora é também estar preparado para saber passar por todos esses degraus que temos pela frente. Eles começaram a preparação antes e nós temos que igualar isso. Vai ser um jogo difícil, ainda falta ritmo e imposição. Teremos que saber conviver com isso”, ponderou.
852 visitas - Fonte: Site Oficial