logo

8/1/2017 16:04

Intercâmbio social: psicólogo celeste faz palestra para o River-PI

Intercâmbio social: psicólogo celeste faz palestra para o River-PI
Neste domingo, poucos minutos antes de sua despedida da Copinha, contra o Bragantino, às 17h, a delegação do River-PI, adversário da Raposa na primeira fase da competição, teve a oportunidade de ouvir as precisas e sempre convidativas palavras do psicólogo da base cruzeirense,Jairo Stacanelli.

O convite, requisito junto ao coordenador técnico do Cruzeiro, Emerson Ávila, e ao supervisor do sub-20, Claudiomir Rates, foi prontamente aceito por Jairo e se transformou num exemplo perfeito de intercâmbio cultural e social entre ambos os clubes, que estão hospedados no mesmo hotel. Diante disso, o psicólogo cruzeirense fez da palestra uma forma de mostrar aos jogadores piauienses a dimensão da Copinha dentro de um cenário de projeção esportiva e também dentro da sociedade.

“Na Copa São Paulo, existe um intercâmbio muito grande entre os vários estados, que trazem realidades sociais para um contexto muito positivo, que é o esporte. Durante a semana da primeira fase, estes meninos vivem o sonho da vida deles, mas que é algo vivido ao longo do tempo. Este menino jogando pelo estado dele, que não tem tanta expressão no futebol, se torna o Neymar da cidadezinha de onde veio. Este jogador traz para um garoto, que se inspira em exemplos ruins, um espelho que o Sharle (goleiro do River-PI) se torne um cara falado na televisão”, destaca Jairo.

“Neste quesito, a oportunidade na Copa São Paulo é fantástica. É uma honra ser convidado para conversar com atletas que trazem este histórico de vida, que no fundo não é diferente do histórico de vida de muitos atletas que jogam na base do Cruzeiro e do Corinthians. Uma história sofrida, de privações econômicas e familiares. Quando ele traz isso para campo, tem a oportunidade de se tornar um ser digno de fato. Quero dizer que o esporte é uma promoção de estado de honra, de promoção social, de um lugar de esquecimento para um trabalho de projeção social”, completou.



Aliada à questão social, que é sempre muito observada pelo Cruzeiro, seja qual for o contexto ou o sujeito envolvido, a palestra ministrada pelo psicólogo cruzeirense também serve de maneira positiva para o time celeste, já que um bom resultado do River-PI sobre o Bragantino será benéfico para a Raposa.

“Eles vão jogar contra o time que está em primeiro na chave e, se fazem um bom resultado, podem nos beneficiar. Isto, porque a mudança de sede é desgastante, já que estamos em Mogi das Cruzes com boa alimentação, boa localização, boa estadia, um bom campo para jogar. É uma questão que vai desde a questão macro, de promoção social através do esporte, até a questão do próprio Cruzeiro. Seria interessante que o River conseguisse um bom resultado para nos mantermos em Mogi das Cruzes”, analisou Jairo, que reforçou o apoio de cunho social e esportivo junto aos atletas do River-PI.

“De toda a forma, são três as oportunidades. Imagine a gente dividir o sonho de quem lê esta matéria em três pontos: se você quer realizar o sonho, não vai querer vencer nesta terceira oportunidade? Quando o resultado não vem, é importante mostrar o norte e deixar claro que devem entrar em campo motivados, porque pode ser num jogo desse que estes meninos serão observados para outras equipes”, afirmou.

Durante a palestra, Jairo teve suas ponderações atentamente acompanhadas pelo técnico do River-PI, Marcão, que não mediu palavras para elogiar o conteúdo passado pelo psicólogo cruzeirense.

“Sem dúvida, a palestra foi muito valorosa para nós e para nossos jogadores este trabalho psicológico que mostra a ele que estão apenas no início da carreira profissional. Tivemos esta oportunidade de ter esta palestra, que mostrou aos jogadores o que é um ser humano, o que ser fraterno e ter objetivos. Foi muito proveitoso e com certeza vai nos ajudar muito na nossa jornada”.

Imagens do Site Oficial do Cruzeiro

1089 visitas - Fonte: Site Oficial




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.