20/12/2016 16:15
Após contato com Mano, Tinga fala de 'reforços pontuais' no Cruzeiro e de suas primeiras ações
Em Porto Alegre, ex-jogador já iniciou trabalho como gerente de futebol do clube
Tinga ainda não tem previsão para desembarcar em Belo Horizonte, mas já trabalha pelo Cruzeiro
Em Porto Alegre, onde cuida de mudança para Belo Horizonte, o novo gerente de futebol do Cruzeiro já começa a dar os primeiros passos em sua nova função. Tinga acertou com a diretoria celeste há cinco dias e, desde então, já conversou com o técnico Mano Menezes, deu “alguns telefonemas” e tem trabalhado “como um soldado”, conforme ele mesmo brincou em entrevista ao Superesportes. Ainda não há previsão para o retorno definitivo do dirigente à capital mineira.
Tinga ainda se mostrou muito agradecido pela oportunidade na Toca da Raposa II, exaltou Mano Menezes e disse que a permanência do treinador em Belo Horizonte é muito importante para o início de sua carreira como gerente de futebol. O ex-jogador falou de sua filosofia de trabalho, das ações no mercado de transferências e o contato com seus antigos companheiros depois que foi oficializado como membro da diretoria.
Leia a entrevista completa:
Primeiras ações como gerente
Eu estou igual a um soldado, o que eu posso fazer estou fazendo daqui (de Porto Alegre), dando alguns telefonemas. A gente vai fazendo algumas coisas. O clube já tinha dado início em muitas questões, mas tudo é tratado muito internamente, tomando todo o cuidado de preservar as coisas. Os princípios são esses. Ainda estou naquela situação de muito agradecimento ao clube, de muita felicidade por representar o Cruzeiro novamente. Sabia que isso (me tornar gerente) aconteceria pelo que plantei, pela receptividade que tive quando era jogador, e é muito bom ver isso confirmado.
Mano Menezes
É um fator muito importante (estar com ele). A decisão de aceitar o convite, além é claro da identificação com o Cruzeiro, passou pelo Mano Menezes ser o treinador. Isso dá mais segurança. É o meu primeiro trabalho e precisava de um cara com vasta experiência. É um dos treinadores mais bem preparados do Brasil. Estudar futebol para quem não joga é estar informado, assistir. Prestei muita atenção no Mano nas duas vezes em que dirigiu o Cruzeiro. E agora ele vai poder começar um trabalho no clube. O fato de ser ele dá uma segurança. Agora é o dia a dia, implementar o que pensamos.
Mercado de transferências
A gente conversa sobre tudo. Lógico que isso (carência do elenco, contratação de jogadores), essa parte técnica também. Sempre vou ser muito sincero com vocês (jornalistas), é uma coisa muito interna. Vai ser assim. E é tudo natural. Falaremos sobre coisas concretas. Mas não vejo o Cruzeiro com desespero de trazer jogador, o grupo é muito bom, são coisas muito pontuais. É só ver os números depois da chegada do Mano, a evolução do grupo.
Filosofia de trabalho
A gente não vai inventar a roda no futebol. A gente tem experiência das coisas que deram certo, a gente sabe o caminho. A união é fundamental. Todo mundo deve trabalhar como formiguinha dentro da sua área. Gosto muito de citar formiga nos meus trabalhos porque nunca vi uma formiga dormindo. Isso é uma coisa que sempre citava e as pessoas se identificavam. Estou sempre trabalhando. Vou fazer isso, buscar fazer o meu melhor, entendendo que o time vencedor precisa de todo mundo, do porteiro ao presidente, todos precisam estar focados, entregando o seu melhor.
Contato com os jogadores
A maioria me deu os parabéns, todo mundo está muito feliz, Não só os jogadores, mas funcionários também. Todos entendem também minha situação, minha nova função. Muita gente vê que o fato de eu ter ficado dois anos for
Tinga deixou o Internacional e assinou, em maio de 2012, contrato de três anos com o Cruzeiro. À época com 34 anos, o jogador justificou a decisão de deixar Porto Alegre ao "interessante projeto"apresentado pelo clube mineiro.
16545 visitas - Fonte: Superesporte