logo

29/11/2016 08:37

Rodada melancólica não é comum para o Cruzeiro nos pontos corridos

Time chega na última rodada do Brasileiro apenas com chances de Sul-Americana

Rodada melancólica não é comum para o Cruzeiro nos pontos corridos
A rodada final do Campeonato Brasileiro será melancólica para o Cruzeiro. Com o título já definido a favor do Palmeiras, e sem chances de brigar por vaga na Taça Libertadores, o que resta para o time mineiro é um lugar na Copa Sul-Americana de 2017. Para isso, terá que vencer o Corinthians, domingo, às 17h (de Brasília), no Mineirão, e torcer para que Ponte Preta, São Paulo ou Fluminense tropecem.

O jogo de domingo será morno para a torcida cruzeirense, mas nem sempre foi assim no fechamento do Brasileirão. O time e os torcedores já passaram por um turbilhão de sentimentos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, desde que o sistema de pontos corridos foi instituído, em 2003. O GloboEsporte.com relembra como foi o fim de temporada do Cruzeiro ano a ano.

2003 - Campeão - Bahia 0 x 7 Cruzeiro
Campeão com duas rodadas de antecedência, o Cruzeiro, campeão da Tríplice Coroa, já que havia vencido o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil também, foi para Salvador encarar o Bahia, apenas para cumprir tabela. O Bahia precisava vencer o Cruzeiro e torcer para que Ponte Preta e Paysandu perdessem para escapar do rebaixamento. Deu tudo errado para os donos da casa. Alex fez cinco gols, quatro deles de pênalti, e o Cruzeiro aplicou sua maior goleada em toda a história do Campeonato Brasileiro: 7 a 0. Relembre no vídeo abaixo.

2004 - 13º colocado - Flamengo 6 x 2 Cruzeiro
Se em 2003, o Cruzeiro aplicou uma grande goleada na última rodada do Campeonato Brasileiro, no ano seguinte foi a vez de pagar com a mesma moeda. Em situação mais desanimadora que a deste ano, já que não tinha nenhuma aspiração na partida, o Cruzeiro enfrentou um Flamengo ameaçado de rebaixamento e motivado, em Volta Redonda. Enquanto os cariocas levaram o jogo a sério, os mineiros foram ao interior fluminense passear. O resultado foi um sonoro 6 a 2 para o Flamengo. Veja como foi no vídeo abaixo.

2005 - 8º colocado - Cruzeiro 1 x 3 São Caetano
Sem chances de disputar a Libertadores do ano seguinte e já garantido na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro recebeu o São Caetano, no Mineirão, na última rodada do Brasileirão de 2005. O time paulista estava ameaçado de rebaixamento e precisava vencer para não depender de outros resultados. Com pouco mais de 5 mil pagantes no Mineirão, o São Caetano fez 3 a 1 no Cruzeiro, se salvou e decretou um fim de ano melancólico para os cruzeirenses, que só puderam comemorar, ao longo do ano, a queda do rival Atlético-MG para a Série B.

2006 - 10º colocado - Cruzeiro 3 x 1 Botafogo
O cenário da última rodada do Brasileirão de 2006 foi idêntico ao de 2005 para o Cruzeiro. O time entrou em campo, no Mineirão, diante do Botafogo, já garantido na Sul-Americana do ano seguinte e sem chances de brigar por vaga na Libertadores. A diferença foi a motivação do adversário, que também não aspirava nada mais. O jogo foi morno, e o Cruzeiro venceu por 3 a 1.

2007 - 5º colocado - Cruzeiro 2 x 0 América-RN
Em 2007, enfim, o torcedor cruzeirense teve emoção na última rodada do Campeonato Brasileiro. O G-4 virou G-5, já que o Fluminense, que havia vencido a Copa do Brasil estava entre os primeiros colocados, o que aumentaram as chances do Cruzeiro chegar à Libertadores do ano seguinte. A missão do Cruzeiro era fácil. Tinha que vencer o América-RN, time com a pior campanha na história dos pontos corridos, dentro do Mineirão. O problema era contar com a ajuda do rival, Atlético-MG, que enfrentaria o Palmeiras, principal concorrente à vaga na Libertadores. O Cruzeiro fez sua parte. Venceu o time de Natal, por 2 a 0. O Atlético-MG também fez. Surpreendeu o Palmeiras, dentro do Palestra Itália, e ajudou a Raposa a se classificar para o principal torneio de clubes do continente.

2008 - 3º colocado - Cruzeiro 4 x 1 Portuguesa
Na última rodada de 2008, o Cruzeiro precisava de uma vitória simples sobre a já rebaixada Portuguesa, dentro do Mineirão, para se garantir na Pré-Libertadores. Caso o Palmeiras não vencesse o Botafogo, o Cruzeiro iria direto para a fase de grupos. Deu tudo certo. O Cruzeiro fez 4 a 1 na Lusa e o Palmeiras, mais uma vez, tropeçou dentro de casa. Perdeu por 1 a 0, gol de Wellington Paulista, que viria para o Cruzeiro no ano seguinte. Relembre os melhores momentos da goleada sobre a Portuguesa no vídeo abaixo.

2009 - 4º colocado - Santos 1 x 2 Cruzeiro
Sobrou emoção para o torcedor cruzeirense na rodada final do Brasileirão de 2009. Pela terceira vez seguida, o Cruzeiro se deu bem sobre o Palmeiras na briga por vaga na Libertadores. Três pontos atrás dos paulistas, o Cruzeiro precisaria vencer o Santos, na Vila Belmiro, e torcer para que o Palmeiras perdesse para o Botafogo, no Rio. Deu tudo certo. A Raposa fez 2 a 1 no Peixe, e o Botafogo o mesmo placar no Palmeiras. Relembre a dramática vitória cruzeirense no vídeo abaixo.

819 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.