logo

5/9/2014 09:12

História em campo

Museu Brasileiro do Futebol será inaugurado nesta sexta-feira com boas novidades

História em campo
A sala Os Imortais do Futebol é uma das novidades do museu que será inaugurado nesta sexta

O Mineirão recebe um presente no dia de seu aniversário de 49 anos. Depois de um ano e meio de trabalho e pesquisa, o Museu Brasileiro do Futebol será inaugurado nesta sexta-feira com boas novidades para o público. Instalado dentro do estádio, em uma área de 1.500 metros quadrados, o espaço recebe duas novas salas: Os Imortais do Futebol, com curiosidades sobre craques do futebol mineiro e nacional, e De Olho Na Bola, responsável por contar a história de cronistas esportivos.

Um dos responsáveis pelo projeto, o coordenador do museu, Thiago Costa, detalha como foi o processo de criação das atrações: “Nossa intenção foi dar um foco maior nos atletas que fizeram sucesso no futebol mineiro. Fizemos levantamentos das biografias, dos títulos conquistados, dos desempenhos nos clubes, etc. É importante que o público de Minas Gerais conheça mais sobre os ídolos daqui”.

A galeria de 150 jogadores foi separada em antes (1900 até 1970) e depois de Pelé (de 1971 até o presente). Thiago Costa afirma que a divisão foi baseada no título da Copa do Mundo de 1970, conquistado pela Seleção Brasileira. “É a grande equipe da história do esporte. Por isso a separação por ‘eras Pelé’”, explica.

No espaço reservado aos cronistas esportivos, há um grande acervo de áudio fornecido pela Rádio Itatiaia, além de jornais antigos cedidos pela Biblioteca Pública de Minas Gerais e pela Biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais. “Demoramos um ano meio reunindo todo o material necessário na montagem das novas salas”, diz Thiago. Segundo o coordenador, o público poderá ouvir narrações de gols de competições antigas, como o Campeonato Brasileiro de 1971, vencido pelo Atlético, e a Copa Libertadores conquistada pelo Cruzeiro em 1976.

O Museu Brasileiro do Futebol também passa a ter um auditório reservado para palestras, seminários e eventos culturais ligados ao futebol. A estrutura conta com equipamentos de projeção de imagens, telão e som, tendo capacidade para receber até 96 pessoas. “O museu será não apenas um espaço do futebol, mas também um lugar para se manifestar a cultura, visto que o futebol faz parte da nossa identidade”, pontua Thiago.

ENTRADAS O torcedor que quiser conhecer o Museu Brasileiro do Futebol pagará R$ 8. Há ainda a opção de entrar nos vestiários do Mineirão e se aproximar do gramado pelo valor de R$ 14. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (31) 3499-4312. O planejamento feito pela Minas Arena visa a atender 400 pessoas por dia. O horário de funcionamento do espaço de cultura é das 9h às 17h entre terça e sexta, e das 9h às 13h aos sábados e domingos. O museu não funcionará em dias de jogos.

1362 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro