logo

21/8/2014 08:45

Decepções no Mineirão são comuns a Felipão desde a época do Cruzeiro

No comando do time cruzeirense, treinador perdeu quatro das cinco competições que disputou diante da torcida, no palco do maior vexame da história da seleção brasileira

Decepções no Mineirão são comuns  a Felipão desde a época do Cruzeiro
A humilhante derrota da Seleção para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, está viva na memória das pessoas, até mesmo porque é bem recente. Esta lembrança, invariavelmente, leva ao técnico Luiz Felipe Scolari, que comandou o Brasil naquele jogo pelas semifinais do torneio. Hoje, dirigindo o Grêmio, Felipão volta ao estádio onde viveu o maior pesadelo da carreira, nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), para enfrentar o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Durante a semana, muito se falou sobre o retorno do treinador ao Mineirão, e o próprio Felipão fez questão de dizer que o 7 a 1 faz parte do passado.

Se a derrota na Copa é comentada até hoje, o que pouca gente se lembra é que Felipão nunca deu muita sorte no Mineirão, mesmo quando dirigia o Cruzeiro que, historicamente, se dá muito bem no estádio onde manda seus jogos. O técnico comandou a Raposa por 10 meses e conquistou apenas um dos cinco títulos que disputou neste período. A passagem de Scolari pela Toca da Raposa foi interrompida após o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comandar a seleção brasileira, nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo e, após a classificação, no Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão. O detalhe marcante é que as quatro eliminações do Cruzeiro com Felipão no banco foram no Mineirão, sendo que duas delas foram traumáticas para a torcida.

Começo após título

O Cruzeiro conquistou a Copa do Brasil de 2000 numa vitória dramática sobre o São Paulo, com um gol de Geovanni, nos acréscimos. O técnico do time era Marco Aurélio, que se despediu após o título. Antes de o início da partida, a diretoria cruzeirense anunciou a contratação de Luiz Felipe Scolari, surpreendendo imprensa e torcida. Nas duas partidas seguintes, pela Copa dos Campeões, o Cruzeiro foi comandado interinamente por Alexandre Barroso. Felipão só assumiu a equipe na estreia do Brasileirão, quando perdeu para o Atlético-PR, no Mineirão, por 2 a 0.

A campanha do Cruzeiro foi muito boa. Com o nome de Copa João Havelange naquele ano, o Campeonato Brasileiro teve uma fase inicial com os 25 principais times do país, chamado de Módulo Azul. Destes, 12 se classificaram para as oitavas de final. Os outros quatro times vieram dos módulos Amarelo, Verde e Branco, disputados por times de divisões inferiores. O Cruzeiro terminou a primeira fase na liderança. Nas oitavas de final, eliminou o Malutrom-PR, mas o primeiro problema de Felipão no Mineirão surgiu no jogo de volta. O técnico brigou com parte da torcida, que vaiava o time durante o empate por 1 a 1. Como havia vencido a partida de ida por 3 a 0, no Paraná, o Cruzeiro tocava a bola e esperava o tempo passar, o que irritou o público. Incomodado com isso, Scolari fez com as mãos um sinal em que mandava os torcedores embora para casa.

Depois de vencer o Internacional nas quartas de final, veio a queda para o Vasco, nas semifinais. O empate por 2 a 2 em São Januário deixou o Cruzeiro a uma vitória simples para chegar à decisão. Mas, numa tarde inspirada, Romário e Juninho Paulista impuseram 3 a 1 ao time de Felipão, que, apesar da melhor campanha, morreu na praia.

Um mês antes, o Cruzeiro já havia sofrido uma eliminação em casa. Nas quartas de final da Copa Mercosul, perdeu para o Palmeiras, por 2 a 1, diante de mais de 60 mil torcedores.

Único título e mais duas decepções

A Copa Sul-Minas de 2001 foi a primeira e única conquista de Felipão no Cruzeiro. O troféu veio de forma invicta, após uma vitória sobre o Coritiba, por 3 a 0, no Mineirão. O ano, que parecia promissor, traria duas decepções para o clube, ambas diante da torcida.

No Campeonato Mineiro, que tinha dois grupos de quatro times na fase semifinal, o Cruzeiro de Felipão perdeu para o América-MG e para o Ipatinga, no Mineirão, e não passou de um empate com a Caldense, também em casa, resultados que foram fatais para a eliminação precoce na competição.

O foco da torcida e do time, porém, estava na disputa da Taça Libertadores. A primeira fase do time de Felipão foi quase perfeita: cinco vitórias e um empate. Na fase seguinte, mais duas vitórias sobre o El Nacional-EQU. Até que o Palmeiras cruzou novamente o caminho do Cruzeiro, nas quartas de final.

O primeiro jogo terminou empatado em 3 a 3, em São Paulo. Na volta, com o Mineirão mais uma vez lotado, o Cruzeiro não conseguiu vencer no tempo normal, o placar foi de 2 a 2 e, como não havia o critério de gols marcados fora de casa, a vaga foi definida nos pênaltis. E o Palmeiras levou a melhor, naquele que seria o último jogo e a última decepção de Felipão no comando do Cruzeiro.

Números


Pelo Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari venceu a Copa Sul-Minas de 2001 no Mineirão (Foto: TV Globo)

Apesar das derrotas nos momentos decisivos, Felipão teve bons números à frente do Cruzeiro. Em 75 jogos, foram 40 vitórias, 23 empates e 12 derrotas, o que representa um aproveitamento de 63,5% dos pontos.

Desde que deixou o Cruzeiro, em 2001, para assumir a seleção brasileira, esta será a primeira vez que o treinador vai reencontrar o Cruzeiro no Mineirão, palco da goleada de 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo, em julho, última vez que o treinador esteve no estádio.

Entre 2010 e 2012, no comando do Palmeiras, Felipão enfrentou a Raposa três vezes em território mineiro, mas, como o Mineirão estava fechado para a reforma para o Mundial, as partidas foram disputadas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e no Independência, em Belo Horizonte. Foram duas vitórias cruzeirenses por 2 a 1 (em 2010 e 2012) e um empate em 1 a 1 (em 2011).

1206 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro