logo

6/8/2014 10:16

Cruzeiro prova do próprio veneno e sofre com os gols de cabeça no Brasileirão

Cruzeiro prova do próprio veneno e sofre com os gols de cabeça no Brasileirão
Contra o Botafogo Fábio escorregou e levou um gol de cabeça, o oitavo dos 13 que ele tomou

A China Azul não se cansa de comemorar. São várias as virtudes do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Além da folga na ponta da tabela, a equipe estrelada lidera também as principais estatísticas da Série A: melhor ataque, time com mais vitórias fora de casa e dono da segunda melhor campanha como mandante.

Ingredientes mais do que suficientes para apontar a Raposa como principal favorita a levantar o caneco novamente. Porém, algo vem tirando o sono do técnico Marcelo Oliveira: as bolas aéreas adversárias.

Dos 13 gols sofridos pelo time azul neste Brasileirão, oito (61,5%) foram de cabeça. O último contra o Botafogo, no confronto do sábado passado.

A falha do sistema defensivo contrasta justamente com uma das principais virtudes do Cruzeiro. Prova disso é que quase metade dos 29 gols da equipe estrelada foram pelo alto.

São 14 gols de cabeça, quatro deles marcados por Ricardo Goulart, artilheiro do campeonato, com oito. “Penso que futebol nunca tem time perfeito, sempre existe a possibilidade de agregar. Neste ano, nós tomamos mais gols que no ano passado, principalmente de bola aérea, o que não acontecia. Por isso temos que trabalhar sempre um pouco mais”, alerta Marcelo Oliveira.

Fazendo a comparação, em 2013, após a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro era dono da segunda melhor defesa, com apenas dez gols sofridos. Na atual edição, o sistema defensivo azul é o pior entre os primeiros colocados. O Corinthians, por exemplo, sofreu seis gols

Rotatividade

Uma causa disso pode ser a rotatividade no setor, principalmente durante a disputa da Libertadores, quando Marcelo Oliveira optou em usar um time alternativo.

Até o momento, o treinador já experimentou cinco formações distintas na zaga, com Léo e Wallace (que foi negociado com o Braga, de Portugal), Bruno Rodrigo e Dedé, Léo e Bruno Rodrigo, Léo e Manoel e Léo e Dedé, dupla que jogou as duas últimas rodadas.

O curioso é que os defensores seguem com bom aproveitamento no ataque, nesse tipo de jogada. Manoel, Dedé e Léo balançaram as redes nos últimos três jogos em bolas alçadas pelo alto. E o faro de artilheiro dos homens da defesa não é novidade na Toca da Raposa.

Em 2014 já foram 14 gols anotados em 42 partidas, média de um gol a cada três jogos. Nesse quesito, Bruno Rodrigo, que se recupera de lesão, é o campeão.

O camisa 4 já furou as redes adversárias em seis oportunidades. Léo, que marcou contra o Botafogo, e Dedé, superaram os goleiros três vezes. Já o recém chegado Manoel marcou uma vez.

Meta é ganhar gordura contra o Criciúma

A vantagem é considerável. São quatro pontos em relação ao segundo colocado, Fluminense. Mas os jogadores do Cruzeiro querem a vitória diante do Criciúma no próximo sábado, no Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

Afinal, o empate em 1 a 1 contra o Botafogo, no Maracanã, na última rodada, não foi bem digerido pelos estrelados, que querem evitar a proximidade dos rivais. “Não podemos dar brecha. Temos uma gordura e queremos aumentá-la, pois atrás vem concorrência forte”, alerta o volante Lucas Silva.

Para o duelo contra os catarinenses, ele não terá no meio seu companheiro Henrique, que cumprirá suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo e será substituído por Nilton, “Não é novidade. Temos um bom entrosamento. Jogamos junto no ano passado e não muda nada”, elogia Lucas Silva.

Nessa terça-feira (5), os titulares fizeram um trabalho técnico, enquanto os reservas encararam o Valério em um jogo-treino. O time azul venceu por 3 a 0, com gols de Willian, Dagoberto e Neílton.

Renovação

O Cruzeiro está perto de acertar a renovação do contrato do zagueiro Léo. Nessa terça-feira (5), o empresário do jogador, Jorge Machado, se reuniu com o diretor Alexandre Mattos e comemorou nas redes sociais o acordo verbal. Léo tem contrato com a clube estrelado até junho de 2015 e deve renovar até o fim de 2016.

E, se depender de Dunga, o zagueiro Dedé pode comemorar. Em entrevista ao jornal italiano “Tuttosport”, o técnico da Seleção foi só elogios ao defensor do Cruzeiro, que interessa à Juventus. “Após dois ou três anos em alto nível, o Dedé está pronto para jogar na Europa”, disse.

No dia 19 Dunga anunciará a lista dos convocados para amistosos contra Colômbia e Equador. Outros cotados são os meias Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro.

1428 visitas - Fonte: Hoje em Dia




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro