logo

3/8/2014 13:20

Artilheiro do Cruzeiro, Ricardo Goulart credita sucesso ao entrosamento

Com 8 gols no Brasileirão, atacante é destaque do atual campeão brasileiro e já tem até nome cotado para integrar 'nova' formação da Seleção. Conheça sua história

Artilheiro do Cruzeiro, Ricardo Goulart credita sucesso ao entrosamento
Ricardo Goulart tem sido um dos melhores do Cruzeiro (Foto: Agência Getty Images)

Meia com características de centroavante, Ricardo Goulart tem se destacado pelo número de bolas que tem deixado dentro da rede. A boa fase faz seu nome ser cogitado para a nova formação da seleção brasileira que será convocada em breve. O Esporte Espetacular fez uma entrevista exclusiva com o jogador do Cruzeiro, que revelou que o entrosamento é o segredo da Raposa, e que joga em memória de sua falecida mãe, sua principal incentivadora.

Parte da boa fase de Ricardo Goulart é fruto do entrosamento do Cruzeiro comandando por Marcelo Oliveira. O jogador sabe disso e fica feliz por ver dentro de campo o resultado dos treinamentos.

- Entrosamento é você saber tudo do seu companheiro, conversando no dia a dia, quando eu fizer para cá, ele vai para lá que dá certo, vou passar do marcador e vou te entregar. E quando acontece a gente fica muito feliz pelo trabalho que durante a semana a gente treinou – explica.

O próprio treinador está satisfeito com o desempenho de Goulart e deixa isso bem claro.

- É um meia mais moderno, atualizado, que todo time deveria ter – diz Marcelo Oliveira.

A movimentação e versatilidade tem rendido gols para Ricardo, que tem usado sua velocidade para se antecipar aos marcadores.

- Pego o pessoal de surpresa também. O marcador pensa que você vai dominar, se vai dominar vai dar tempo, então eu tento antecipar a jogada – diz ele.

Seu companheiro de clube, o lateral Ceará, concorda com ele.

- Ele se apresenta muito dentro da área e tem bom posicionamento. Quando vem de trás, jogando no meio e entra na área como jogador surpresa, aquele volante que deveria estar marcando não acompanha. Ele entra na área, muitas vezes, sozinho. O zagueiro já está ali posicionado, mas ele vem em velocidade, aí não consegue marcá-lo – conta Ceará.

O passado ajuda a explicar essa facilidade para os gols Na infância, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, Ricardo Goulart era atacante. Daqueles que davam preocupação para os zagueiros, mas também deixavam a mãe maluca. Infelizmente, sua mãe faleceu pouco depois de Ricardo se profissionalizar.


Ricardo Goulart conversou com o Esporte Espetacular (Foto: Reprodução TV Globo)

- Em frente de casa tinha um campinho de terra preta. A gente chegava da escola, pezinho com meia, todo limpinho e ia jogar bola no campinho. Voltava com o pé preto e nossas mães ficavam doidas: "vai limpar esse pé garoto, não vai pisar no sofá assim não! Vai tomar banho logo!". Minha mãe não se encontra mais aqui, ela está no céu, eu a perdi em 2010. Foi um momento difícil, mas a gente sempre dá a volta por cima, eu sei q ela está olhando por mim lá cada jogo e na minha vida inteira – relembra ele.


Time de futebol em que atuava quando era pequeno (Foto: Arquivo Pessoal)

Dona Rosemaire era a maior incentivadora dele e do irmão mais velho, Juninho (que também virou jogador e hoje está no Los Angeles Galaxy). Os dois foram cedo pra escolinha de futebol, onde o caçula Ricardo aprendeu logo a ter disciplina e que preguiça de treinar não levava a lugar nenhum.

- Um dia o treinador ficou sabendo que eu não tinha ido. Aí ele falou assim: olha só os onze aqui e Ricardo, você vai lá pro gol viu porque ontem você não quis vir treinar, só seu irmão veio treinar, então você vai ficar o treinamento inteiro de goleiro (risos) Aí esse dia foi tédio pra mim, escorava na trave a bola não chegava – lembra, entre risadas, o jogador.

1881 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro