logo

1/8/2014 22:03

OFF - Há 20 anos, Ronaldo saía do Cruzeiro para se tornar o "Fenômeno" mundial

Já campeão mundial pelo Brasil na Copa de 94, nos Estados Unidos, jogador, aos 17 anos, deixava o país em 1º de agosto rumo ao PSV

OFF -  Há 20 anos, Ronaldo saía do Cruzeiro para se tornar o Fenômeno mundial
Ronaldo em 94, quando acertou atransferência para o PSV, da Holanda (Foto: Reprodução SporTV)

Um dos maiores nomes do futebol mundial de todos os tempos, Ronaldo Luís Nazário de Lima há exatos 20 anos deixava o Cruzeiro para se tornar o "Fenômeno", que marcou épca em grandes clubes da Europa e na seleção brasileira. No dia 1º de agosto de 1994, o carioca, aos 17 anos, já campeão mundial pelo Brasil na Copa disputada nos Estados Unidos, se transferiu para o PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões (aproximadamente R$ 5,5 milhões na época). A quantia dava a noção da importância do jovem camisa 9, na maior negociação do futebol brasileiro até então.

- Acho que tudo na vida é costume e esse é mais um desafio que eu estou assumindo. Com certeza, vou dar tudo para me adaptar o mais rápido possível, mesmo porque vou estar levando minha mãe e meu irmão, para ser mais rápida minha adaptação ao futebol holandês - disse Ronaldo, já vestido com a camisa do PSV, na casa de sua mãe no Rio de Janeiro.

Antes de se aventurar nos campos holandeses, Ronaldo disputou 46 jogos pelo Cruzeiro entre 93 e 94, marcando 44 gols. Já no PSV Eindhoven, o camisa 9 manteve a média de quase um gol por partida (57 jogos e 54 gols) nos dois anos de Holanda. Algo similar a sua passagem pelo Barcelona. No clube catalão, ainda conhecido como "Ronaldinho", o atacante participou de 49 jogos e marcou incríveis 47 gols em 1996 e 97.

Entre 1997 e 2002, a média caiu, porém, surgiu o "Fenômeno": Ronaldo jogou 99 partidas pela Internazionale, da Itália, e marcou 59 vezes. Na primeira temporada, foram 14 gols em 19 jogos oficiais.

Ronaldo marcou 47 gols em 49 jogos
pelo Cruzeiro (Foto: Reprodução SporTV)


Após o título do Brasil na Copa de 2002, disputada na Coreia do Sul e do Japão, o camisa 9 acertou sua transferência para o Real Madrid, por 39 milhões de euros. Nos cinco anos no clube merengue, onde atuou na fase "galática" da equipe ao lado de Zidane, Beckham, Figo e Roberto Carlos, foram 177 jogos e 104 bolas nas redes adversárias.

No final da carreira, Ronaldo jogou mais um ano no Milan, da Itália, com apenas nove gols em 20 partidas. Em 2009, o jogador voltou ao Brasil para ser campeão pelo Corinthians. Em duas temporadas, o atacante foi campeão paulista e da Copa do Brasil do ano de estreia, marcando 35 gols em 69 jogos. Encerrou a carreira em 2011, aos 34 anos, após o clube paulista ser eliminado na pré-Libertadores pelo Tolima, do Equador.


3216 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro