9/7/2014 16:06
OFF - Crítico de Felipão, Josué Teixeira não vê surpresa com vexame:
Técnico do River-PI havia alertado sobre deficiência tática da equipe brasileira e instabilidade de declarações de Felipão. Para Josué,Alemanha teve visão mais coletiva
A atuação da seleção brasileira que resultou no passeio alemão por 7 a 1 na partida pela semifinal da Copa do Mundo não foi surpresa para Josué Teixeira, treinador do River-PI. O técnico, aliás, já tinha antecipado certa preocupação com a campanha do Brasil do Mundial. Responsável pela equipe tricolor na batalha de acesso à Série C do Brasileirão, Teixeira não engoliu as suposições de que a derrota no torneio estariam baseadas em desajuste emocional por parte do elenco. De treinador para treinador, Josué aponta a falha da Seleção: tática.
- Não foi uma questão psicológica, foi uma derrota tática. O Felipão errou ao usar um sistema que não cabia com o da Alemanha. Fazer uma partida com um adversário com a qualidade alemã e esperar sair vitorioso com um time sem meio de campo é o mesmo que esperar um milagre. Houve desespero, houve tristeza e até certo descontrole, mas isso ocorreu por conta da falha tática.
Esse desarranjo psicológico foi o produto e não o motivo da goleada – considerou o treinador do River-PI.
Sobre o grupo em campo no Mineirão, em Belo Horizonte, Josué ressalta que a Seleção tinha sim um elenco com grande qualidade, mas em desvantagem em relação ao adversário. Para o técnico, o algoz dos brasileiros contava com um grupo entrosado e de visão coletiva na partida.
- Outro ponto que não podemos fazer é jogar a culpa em nossos jogadores. Todos têm nível de competições internacionais, ninguém estaria vestindo aquele uniforme sem de fato merecê-lo. O grupo da Alemanha apresentou o mesmo futebol que o colocou nesta fase. Jogaram com volume, entrosados. Formaram um coletivo de verdade, com uma atitude de time campeão: jogaram como um só. Nesse quesito, é indiscutível a diferença entre as duas seleções – ressaltou Josué, sobre o segredo do sucesso alemão.
1917 visitas - Fonte: globoesporte.com