Não é novidade para ninguém que os dois maiores clubes do futebol brasileiro de 2016 para cá são Flamengo e Palmeiras, não necessariamente nessa ordem. Há uma disputa em alto nível entre esses dois times que souberam se reinventar há mais ou menos uma década, melhorando de forma substancial as suas administrações, investindo em estrutura, na base e, claro, em reforços que batem recordes nas janelas de transferências. A tabela do Campeonato Brasileiro mostra, desde a 3ª rodada, o Flamengo em 1º lugar e o Palmeiras na 2ª posição. Sinceramente, será difícil que os dois não estejam no pódio desta disputa no final do ano, afinal os pontos corridos premiam normalmente os melhores elencos e os trabalhos mais sólidos. Talvez conquistem algum outro título, como a Libertadores, a Copa do Brasil ou quem sabe a Copa Intercontinental (acho difícil imaginar o primeiro lugar no Mundial de Clubes, embora acredite de verdade em boas campanhas do Mengão e do Verdão no novo torneio a ser realizado nos Estados Unidos no meio do ano).
Não é de agora que falamos em uma espécie de "espanholização" do futebol brasileiro, mas está cada vez mais nítido que dois clubes se destacam consideravelmente do resto da turma. De 2016 para cá, são seis títulos brasileiros da dupla Flamengo/Palmeiras. As exceções foram o surpreendente Corinthians de Fábio Carille em 2017 (quando os mais poderosos ainda não faturavam R$ 1 bilhão por ano), o Atlético-MG de 2021 (em um esforço hercúleo com ajuda de mecenas para encerrar o jejum de 50 anos sem taça do Brasileiro) e o Botafogo de 2024 (às custas de uma SAF estadunidense que virou exemplo de sucesso no futebol sul-americano).
Nos anos 60, o Palmeiras praticamente dividiu os títulos nacionais da época com o Santos de Pelé. Enquanto o time do "Rei" faturou cinco Taças Brasil e um Robertão, o Alviverde ficou com dois troféus da então copa nacional e duas taças do campeonato que foi a extensão do tradicional Rio-São Paulo. Vimos exceções naquele período, com os títulos da Taça Brasil do Bahia (1959), do Cruzeiro (1966) e do Botafogo (1968), ressaltando que nesta última edição da copa nacional tanto o Palmeiras quanto o Santos abandonaram a disputa. O Fluminense ainda venceu o último Robertão, genuíno embrião do Campeonato Brasileiro.