Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro, usou a coletiva para desabafar sobre o momento do clube. O técnico, que tem apenas uma vitória em seis jogos oficiais, assumiu a responsabilidade por mais uma derrota do time celeste (a quarta sob o comando do português). O time foi superado pelo modesto Mushuc Runa, do Equador, por 2 a 1, pela segunda rodada da Sul-Americana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/j/W/Qp9EdwTUKwgxZF1IVayg/cruzeiro-x-mushuc-runa-sul-americana.jpg)
Além do Gabigol: saiba quem reforça o Cruzeiro em 2025 Cruzeiro é lanterna do grupo e perde para Mushuc Runa, que tem folha 10 vezes menor - Mais do que me justificar, é assumir a derrota como responsável técnico. Essa é a minha função quando a equipe não consegue produzir. Depois, acho que tivemos, pessoalmente, mal em termos defensivos. Sofremos dois gols onde perdemos claramente os duelos.
Sob o comando de Jardim, o Cruzeiro teve seis partidas oficiais. Venceu um jogo (contra o Mirassol), empatou dois (com o América-MG), e perdeu três (Internacional, Unión, e Mushuc Runa). Nessas partidas, o time sofreu 10 gols e marcou apenas quatro. O treinador reforça que o setor ofensivo também precisa melhorar para o conjunto evoluir.
Temos que ter impacto ofensivo, porque estamos indo duas ou três vezes à baliza do adversário. Claro que tivemos alguma posse, talvez mais do que o adversário, mas isso não é suficiente e, com certeza, temos a responsabilidade de mostrar outra figura, porque nem esta figura e esta performance é o que o Cruzeiro pretende, não ao que os fãs pretendem e, pessoalmente, também não é o que eu pretendo com este trabalho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/Y/t/fTGWJAQKadYHiMHWyi8w/54358314418-518c15a1f1-k.jpg)
A semana foi marcada por falas fortes do dono do clube, Pedro Lourenço. Ele admitiu que fez cobranças a Alexandre Mattos, CEO de futebol, por conta do desempenho recente do time. O gestor considera que o departamento de futebol cometeu muitos erros no mercado, o que influencia em aportes que serão feitos pelo empresário neste ano.
Em primeiro lugar, acho que não podemos fugir da responsabilidade. Eu, pessoalmente, não gosto que a gente fuja da responsabilidades. A gente tem a responsabilidade de perder, tem a responsabilidade de jogar mal. Essa responsabilidade é nossa e temos que assumir. O dono do clube pode dizer o que ele pretende, porque é o dono. "Com certeza vocês conhecem bem o Pedro, ele é uma pessoa muito frontal e muito genuína." - Ele diz simplesmente o que há na alma, mas somos nós, os profissionais, que temos que mostrar outra postura. Ninguém vai se refugiar nas palavras do presidente. O elenco é muito bom e nós temos grandes jogadores. É dentro do campo que nós temos que mostrar.