Zé Ricardo conseguiu a primeira missão em sua estreia. Ajudou o Cruzeiro a voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, diante do Fluminense, o desafio é retomar uma sequência de vitórias, o que não acontece há mais de quatro meses.
Henrique Fernandes analisa vitória do Cruzeiro na estreia de Zé Ricardo
Zé Ricardo durante treino do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Com os resultados positivos do início do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro figurou entre os primeiros colocados da competição. Quando foi derrotado pelo Fluminense, em maio, tinha a possibilidade de até assumir a liderança da competição, que era ocupada pelo Palmeiras.
Desde então, a equipe começou a descer posições na tabela, se estabilizando na metade da classificação, quase sempre entre o 10º e 12º lugares. Neste momento, o time está em 11º, com 29 pontos, oito acima do Santos, que abre o Z-4, e a nove do Fluminense, primeiro time do G-6.
Na volta ao Mineirão, Cruzeiro perde pênalti e vê Flu levar a melhor
O objetivo do Cruzeiro para o Campeonato Brasileiro, nesta edição de retorno à elite, é fazer em torno de 53 pontos e buscar a classificação para a Sul-Americana. Desde 2019, o time não disputa uma competição internacional.
Neste momento, até o 12º colocado do Brasileirão vai para a Sul-Americana. No entanto, o cenário muito provavelmente se modificará, com equipes abaixo do 12º lugar indo à competição. Isso porque há times brasileiros com possibilidade de título na Sula e na Libertadores, além também de Flamengo e São Paulo disputando a finalíssima da Copa do Brasil.
Após a vitória sobre o Santos e a chegada ao 11º lugar, o Cruzeiro aumentou um pouco as chances de ir à Sul-Americana. Neste momento, são 47,9% de chances, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.