logo

14/12/2022 09:33

Cruzeiro inicia trabalhos para 2023 com Pezzolano sob holofotes e elenco ainda em reformulação

Cruzeiro inicia trabalhos para 2023 com Pezzolano sob holofotes e elenco ainda em reformulação
Pezzolano, técnico do Cruzeiro, durante comemoração do título da Série B no Mineirão — Foto: Staff Images

O ano de 2023 para o Cruzeiro já começa nesta quarta-feira, 17 dias antes de virar de vez a última folha do calendário de 2022. Paulo Pezzolano e equipe aguardam os jogadores nesta manhã para exames médicos e demais protocolos iniciais da pré-temporada.



O período de preparação para os jogos será raro, praticamente um luxo no futebol brasileiro. A comissão técnica do uruguaio poderá trabalhar com antigos e novos comandados por mais de um mês, até o início do Campeonato Mineiro. Ainda haverá definição sobre a programação de final de ano, entre Natal e Réveillon, para os atletas.

Como ponto positivo nesta virada de temporada fica a permanência de Paulo Pezzolano. Se ele chegou sob desconfiança, um ano atrás, agora é visto como um dos grandes trunfos para a temporada de retorno à elite do Brasileiro. Ele renovou contrato, ainda durante a Série B, para seguir com o Cruzeiro até o final de 2023. Foi considerado por muitos como o craque do time em 2022.

O Cruzeiro se junta a América-MG, Botafogo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo como os times da Série A a iniciarem a pré-temporada com o mesmo técnico que terminou 2022 no comando. Pezzolano só não está no cargo há mais tempo do que Abel Ferreira, Vojvoda e Rogério Ceni.



O comandante é o mesmo, mas os comandados mudarão bastante. Em relação ao elenco que terminou a Série B na Toca da Raposa, 15 jogadores tiveram a saída confirmada, e o número vai aumentar. Geovane Jesus, por exemplo, está perto de ser negociado para os Estados Unidos. Pedro Castro, João Paulo e Waguininho, ainda que tenham mais um ano de contrato, estão com situação indefinida.

A mudança também é bastante grande em relação ao time titular. Zé Ivaldo, Matheus Bidu, Luvannor e Jajá não fazem mais parte do elenco. Assim como Willian Oliveira, que esteve na equipe em maior parte da Série B. O garoto Geovane Jesus iniciou 16 rodadas como titular.

Em meio a essas saídas, as chegadas também acontecem, mas em menor número - ao menos para o início do Campeonato Mineiro. A ideia da comissão técnica é trabalhar com elenco reduzido, com presença de cerca de 26 jogadores. A pré-temporada inicia ainda sem todas as contratações, mas com alguns setores já montados.

No gol, Anderson, do Athletico-PR, chegará para suprir os empréstimos de Gabriel Mesquita e Denivys. Rodrigo Bazílio, do sub-20, será o terceiro goleiro. Para a zaga, Neris foi anunciado, e Raul Gustavo está perto de acerto. Com isso, inicialmente o setor não terá mais reforços. Eduardo Brock, Lucas Oliveira e Luís Felipe seguem no elenco. Ruan Santos e Weverton, do time júnior, são bem avaliados por Pezzolano.

No meio-campo, Mateus Vital chega do Corinthians, enquanto o clube ainda busca fechar com Christian (Athletico-PR) e Wallisson (Ponte Preta), e mira a volta de Lucas Romero, do Independiente. Com as permanências de Neto Moura e Machado – e a proximidade do pré-contrato com Almendra –, novos volantes não chegarão. Um armador ainda pode chegar.

A maior carência do elenco, neste momento, está na lateral esquerda. Matheus Bidu saiu, e o clube iniciou tratativas com Jorge, do Palmeiras, e Bruno Pacheco, do Ceará. Kaiki e Marquinhos Cipriano seguem no elenco. Na direita, Rômulo deixou de ser opção, e Wesley Gasolina era o único garantido no grupo. Nessa terça, no entanto, Igor Formiga, da Ponte, rescindiu contrato para fechar com a Raposa.


No ataque também deve ocorrer a chegada de ao menos um jogador que chega para atuar pelas beiradas. Rafael Bilu faz essa função, mas ainda se recupera de lesão no joelho. Bruno Rodrigues, Stênio, Juan Christian e Breno seguem com o grupo. No comando de ataque, Matheus Davó tem acerto encaminhado, e Edu, artilheiro de 2022, continua na Toca.

Jogadores com saída confirmada
Goleiros: Gabriel Mesquita e Denivys
Zagueiros: Zé Ivaldo e Wagner
Laterais: Rômulo e Matheus Bidu
Meias: Willian Oliveira, Pablo Siles, Léo Pais, Chay e Fernando Canesin
Atacantes: Luvannor, Jajá, Rodolfo e Lincoln

987 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
gaming klashx

Brasileiro

Dom - 16:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
America Mineiro

Brasileiro

Qua - 21:30 -
1 X 0
Fluminense
Cruzeiro