Ronaldo no camarote do Mineirão ao lado de Gabriel Lima — Foto: Globo
O anúncio de Ronaldo Fenômeno em 18 de dezembro como investidor do futebol do Cruzeiro sacudiu o futebol mundial. Perto de completar oito meses desde a revelação, o clube mineiro faz um balanço altamente positivo da presença do dono de 90% das ações da SAF e que está de volta ao Brasil esta semana.
O Fenômeno está de volta ao Brasil, após férias na Europa, com a missão de abrir mais portas ao Cruzeiro em termos de negócios e geração de receitas. Além disso, segue como figura importante para impulsionar o programa de sócios.
Quem comentou o papel de Ronaldo Fenômeno para o processo de reestruturação do Cruzeiro foi o braço-direito do ex-jogador, Gabriel Lima, em entrevista à Globo. Segundo ele, a imagem de Ronaldo e a sua gestão à frente outros negócios são extremamente importantes para o Cruzeiro.
- A imagem do Ronaldo se apoia em vários aspectos. A do sócio-torcedor é uma delas, por exemplo. Com a entrada do Ronaldo, passou-se a ter uma credibilidade muito grande para o torcedor de apostar que as coisas vão ser feitas de maneira diferente, a partir de como ele gere o negócio, como ele tem feito na vida dela. A gente atribui muito o aumento de 10, oito mil para 62 mil à imagem dele – concluiu o CEO do Cruzeiro.
Após a entrevista, o número de sócios do Cruzeiro teve uma leve queda, chegando à faixa dos 61 mil, neste momento. Atualmente, o programa gera pouco mais de R$ 30 milhões
Ronaldo tornou-se o principal garoto propaganda do programa de sócios do Cruzeiro. Com o ex-jogador, o clube alavancou as receitas, mas ainda busca crescer na questão de patrocínios.
Atualmente, boa parte das receitas para 2022 estão adiantadas, em ações realizadas antes da chegada do Fenômeno. O clube mineiro, fora a as advindas do programa de sócios, busca novas receitas para o ano, ainda mais com o bom momento na Série B.
Segundo Gabriel Lima, fora a figura de Ronaldo, a administração da SAF do Cruzeiro tem demonstrado que o clube vive um novo momento em relação ao mercado.
- Quando você fala em negociação, em chegada, você efeito muito direto pela credibilidade também, que aqui é um clube sério, que a gente honra com os compromissos, que a gente cumpre o contrato e que a gente vê credibilidade muito pela mão do Ronaldo.