logo

18/6/2022 14:01

Ronaldo supera polêmicas iniciais no Cruzeiro e chega a seis meses de gestão com futebol em alta

Ronaldo supera polêmicas iniciais no Cruzeiro e chega a seis meses de gestão com futebol em alta
Dia 18 de dezembro de 2021. O dia em que Ronaldo Fenômeno e Cruzeiro se interligaram novamente, 27 anos depois de o atacante ser vendido para o PSV da Holanda. O retorno, que completa seis meses neste sábado, foi o início de um projeto de reestruturação do clube, com o craque sendo proprietário da SAF.

O desafio é grande. Pegou um clube afogado em dívidas e, desportivamente, vivendo seu pior momento em 101 de história. Três anos na Série B e sem o mínimo otimismo de que esse tempo não seria ainda maior.


O início foi complicado. A esperança era de injeção de “rios” de dinheiro. O que não aconteceu. O discurso era de contenção absoluta de gastos, revisão de todas as contas do clube e orçamento enxuto para 2022.

Fábio, um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro e que estava próximo de completar mil jogos, foi um atleta que saiu por essa contenção de gastos. Fato que gerou revolta em parte da torcida. Houve protesto contra Ronaldo, na Toca, e o início de 2022 era mais um de muito peso no ambiente.

Situação que foi cessando com o passar do tempo. Ainda sem assinar definitivamente a compra, o gestor desembolsou mais de R$ 20 milhões para o Cruzeiro encerrar o transfer ban e poder registrar reforços. Ronaldo foi ganhando a confiança da torcida, que aumentou com o decorrer dos jogos.

Paulo Pezzolano, treinador que chegava praticamente desconhecido, começou a fazer o time jogar bem. Time ofensivo, enfrentamento de igual para igual com o Atlético-MG, avanços importantes na Copa do Brasil. Retorno à final do Estadual e às oitavas da competição nacional, após dois anos ausente de ambas as fases.

Faltando poucos dias para a assinatura do contrato final entre Ronaldo e Cruzeiro, a possibilidade de o negócio não acontecer assustou a torcida. Diante da caótica situação financeira do clube, o gestor mudou alguns moldes do acordo para ter garantias. Integrantes do Conselho Deliberativo fizeram pressão, entraram na Justiça para evitar a votação que aprovaria a negociação. Sem sucesso. Fenômeno, oficialmente, passou a ser dono da SAF do Cruzeiro em 14 de abril.

A Série B já tinha começado. Dois jogos, com uma derrota e uma vitória. A desconfiança sobre o campo voltou para algumas pessoas, mas logo se dissipou. Pezzolano reinventou o estilo de jogo, o Cruzeiro emendou oito vitórias e abriu vantagem na ponta. Hoje, é líder absoluto, e Ronaldo completa seis meses de clube estando também com seis pontos de vantagem na liderança da tabela.

O Cruzeiro ainda tem dificuldades financeiras. O orçamento ainda é enxuto, e a ordem segue sendo economizar. Mas, desde janeiro, o clube não atrasa pagamento de jogadores e funcionários, o que vinha sendo recorrente nos últimos anos. O programa de sócios também conseguiu ser alavancado pela atual gestão, pulando de 10 mil para 60 mil adesões, desde dezembro.

O caminho em direção ao acesso ainda é longo. Em termos de pontos, faltam ainda 50% a serem percorridos. Na Copa do Brasil, o time inicia a caminha das oitavas de final na próxima quinta-feira, contra o Fluminense. Chega para o duelo como “azarão”, diante de um adversário de maior investimento.

Na última semana, o torcedor também começou a alimentar o sonho de um estádio próprio. Projeto que ainda não é viabilizado pela gestão de Ronaldo. Também para conter custos, o Cruzeiro conversa com o Governo de Minas Gerais para que os gastos com o Mineirão sejam menores. O Governo, por sua vez, tem interesse de diminuir os gastos com repasses à Minas Arena, que administra o estádio em um contrato de parceria público-privada.

Por outro lado, surge a possibilidade de o clube administrar uma nova arena multiuso, que será construída pela prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outra conversa embrionária, mas que mexe com o imaginário do torcedor. Ambas são possibilidades que surgem através da figura da nova administração do Cruzeiro, mas que não terão qualquer definição a curtíssimo prazo.

567 visitas - Fonte: globoesporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro