logo

30/10/2019 10:45

O impacto surpreendente do futebol na economia europeia

O impacto surpreendente do futebol na economia europeia
A Europa vibra com o futebol e esta realidade está longe de ser um segredo. Com milhões de adeptos em todo o mundo, algumas das equipas europeias são das mais proeminentes do planeta. Mas, afinal, qual é o impacto efetivo que este interesse no futebol europeu gera na economia deste continente? A Annual Review of Football Finance (Análise Anual das Finanças do Futebol) deu-nos a resposta que, hoje, trazemos até si.

O impacto do futebol na economia europeia é imenso ou não fosse este mercado desportivo um dos mais importantes do globo.
Em torno do que poderia ser simplesmente um jogo, vivem-se lógicas comerciais intensas, que se prendem com as contratações, com os patrocínios, com as emissões e com uma centena de outras temáticas que, à partida, são invisíveis para os adeptos.

Na mesa das negociações europeias, o futebol também se joga e tem lógicas intensas e estruturalmente ancoradas na globalização e no poder. Nestas negociações, acontecem transações milionárias, que resultam da permeabilidade das equipas e das suas fabulosas contratações.

É verdade que nem todas as ligas da Europa têm o mesmo tipo de impacto na economia mas, aquelas que têm, conseguem fazer mover, de forma efetiva, os cofres dos países e, de forma geral, do continente.

Os números lançados pela Annual Review of Football Finance sobre os gastos na janela de transferências do futebol europeu entre 2008 e 2018 comprovam isto mesmo, referindo quais as ligas mais poderosas do futebol europeu e deixando-nos conhecer alguns dos surpreendentes números responsáveis pelo grande impacto económico desta modalidade.

Quais são as ligas economicamente mais poderosas da Europa?

Como referimos, embora o futebol seja uma febre europeia, o impacto das ligas de futebol europeu não é sempre igual.
Os países mais impactantes, em termos económicos, quando se fala da modalidade são a Inglaterra, a Alemanha, a França, a Itália e Espanha.

As transações realizadas por estas equipas são algumas das mais lucrativas em todo o mundo, sendo que, se considerarmos a época de 2017/18, veremos que bastaria a Inglaterra para deter 72% deste valor.

Muito próximas, no entanto, ficariam Espanha e Itália, sendo que esta última poderá ter um aumento significativo nas próximas análises, devido à contratação da Juventus, para quem Cristiano Ronaldo agora joga. A par com estas, também a equipa francesa se apresenta como uma das mais rentáveis do mundo.

A Europa e o futebol: um mercado em crescimento

A Annual Review of Football Finance revelou números surpreendentes na sua análise sobre o futebol na Europa. Estes números, apresentados pela Deloite vieram referenciar que este mercado terá movido, na época de 2017/2018 cerca de 28 mil milhões de euros, uma quantia muito significativa perante o cenário da economia internacional atual.

Este valor, apesar de muito elevado, não provém de forma igualitária de todas as ligas, sendo que as cinco ligas acima referidas são, sem dúvida, as maiores responsáveis por este montante.

Os valores obtidos por estas equipas provêm de contratações e transferências mas também de direitos comerciais, de direitos de transmissão e de patrocinadores.

Cruzeiro, futebol mundial

1647 visitas - Fonte: Da Redação




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro