logo

27/1/2019 08:59

Presidente do Galo sugere cancelar clássico pela tragédia de Brumadinho

Sérgio Sette Câmara disse que não havia clima para o jogo. Cruzeiro diz que não foi consultado e mudança de data não alteraria a situação da tragédia ambiental

Presidente do Galo sugere cancelar clássico pela tragédia de Brumadinho

A polêmica semana que antecedeu o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, neste domingo, 27 de janeiro, às 11h, no Mineirão, quase teve um adiamento do jogo.



O presidente do Galo, Sérgio Sette Câmara, fez um comunicado contra a realização do jogo em respeito às vítimas da tragédia do rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho, que já vitimou 34 pessoas, com outras 350 desaparecidas até agora.



Sette Câmara se manifestou via assessoria de comunicação do Atlético-MG, quando diz que não há clima para o jogo.

- Futebol é alegria, é comemoração, é festa... há clima para a realização de um jogo de futebol em Belo Horizonte diante dessa tragédia ocorrida com nossos conterrâneos? Tenho absoluta convicção que não! Em respeito às vidas que se perderam e ao sofrimento de seus familiares e amigos, penso que a maior festa do futebol mineiro deveria ser adiada!

O jogo estava marcado para este domingo, 27 de janeiro, desde o fim de 2018 e a Federação Mineira de Futebol dificuldades em conseguir nova data para a partida, mas chegou a avaliar a solicitação que chegou ao comando da entidade.

O Cruzeiro, na voz do vice de futebol Itair Machado, disse que a Raposa não foi consultada sobre a possibilidade de adiamento da partida. Itair explicou ser contra a mudança de data, pois na sua percepção mudar o dia do jogo não irá alterar o cenário da tragédia e que o clube está se mobilizando para ajudar as vítimas.

A Federação Mineira de Futebol emitiu uma nota oficial na noite de sábado confirmando o jogo para o domingo de manhã. Confira a nota abaixo.
"Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2019.

Nota de Esclarecimento

A Federação Mineira de Futebol lamenta profundamente a tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho na data de ontem, se solidariza com as vítimas e familiares, torce para que as pessoas desaparecidas sejam encontradas com vida e espera que as responsabilidades sejam efetivamente apuradas.

Compartilhamos do sentimento de revolta e consternação de todo povo mineiro e concordamos que o ambiente para a realização do maior clássico do país não é o desejado.

Entretanto, a FMF, enquanto Entidade de Administração do Desporto, tem a obrigação de zelar pela correta realização do Campeonato Mineiro SICOOB 2019, além de evitar que seus clubes sofram prejuízos que afetem não só este, mas outros campeonatos.

Assim, após intensa reflexão e análise, concluímos pela impossibilidade de se adiar o clássico agendado para amanhã, dia 27.01.2019, pelas seguintes razões:

I) De acordo com os calendários da CONMEBOL e CBF, a única data destinada aos Campeonatos Estaduais disponível é a do dia 02.03.2019 (sábado de Carnaval). Entretanto, antes mesmo da realização do Conselho Técnico do Campeonato, houve uma solicitação da Polícia Militar para que não fossem realizados jogos durante o Carnaval, devido à alta demanda de foliões na cidade de Belo Horizonte, o que poderia comprometer a segurança da população.

II) Além disso, a remarcação da partida para esta data afetaria profundamente a programação de ambas as equipes em relação ao calendário da Copa Libertadores da América. Tanto que, antes da elaboração da tabela, Cruzeiro e Atlético solicitaram formalmente que o clássico fosse realizado nesta rodada (3ª).

Desta forma, estamos providenciando junto ao Mineirão e aos clubes que sejam realizadas ações efetivas de apoio às vítimas da tragédia, para que possamos transformar essa partida em um momento de união e solidariedade.

ADRIANO GUILHERME DE ARO FERREIRA
PRESIDENTE"



Cruzeiro, Brumadinho, Atlético

657 visitas - Fonte: Lance!


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo Jogo - Libertadores

Ter - 17:00 - Estádio Metropolitano - Fox
Deportivo Lara
Cruzeiro

Último jogo - Mineiro

S&# - 16:30 - Arena Independência
Atlético MG
1 1
Cruzeiro