logo

12/10/2018 13:30

Com reservas, Cruzeiro reencontra Vasco, seu maior adversário fora de Minas Gerais

Com reservas, Cruzeiro reencontra Vasco, seu maior adversário fora de Minas Gerais
Focado na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, mas com jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro no meio do caminho, o Cruzeiro enfrentará o Vasco neste domingo, às 16h, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Será o 97º duelo entre os clubes na história. Nenhum outro adversário fora de Minas Gerais esteve por tantas vezes no caminho da Raposa, escalada com time reserva por causa da prioridade pela decisão do torneio de mata-mata.




O primeiro encontro entre Cruzeiro e Vasco foi há quase 91 anos, em 30 de outubro de 1927. O jogo no estádio do Barro Preto, em Belo Horizonte, terminou empatado por 1 a 1. Nos anos seguintes, as equipes viriam a realizar novos amistosos, tanto na capital mineira quanto no Rio. Somente em 1967 é que aconteceu a primeira partida oficial: empate por 1 a 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro (antiga Taça de Prata).

Dos 96 episódios de Cruzeiro x Vasco, 58 foram pelo Campeonato Brasileiro, oito na Copa do Brasil, seis na Copa Libertadores, duas na Seletiva da Copa Libertadores e 22 em amistosos.

No retrospecto geral, o Cruzeiro leva vantagem no número de vitórias: 35 a 30, além de 31 empates. O ex-atacante Marcelo Ramos, sexto maior artilheiro da história do clube, com 163 gols, foi quem mais balançou a rede vascaína (5 gols).

Uma coincidência curiosa em Cruzeiro x Vasco é em relação às conquistas de títulos. Na caminhada até os troféus das Copas do Brasil de 1993, 1996 e 2003, o time celeste eliminou o cruz-maltino, que, por sua vez, bateu os azuis na trajetória rumo às vitórias na Copa Libertadores de 1998 e no Campeonato Brasileiro de 2000.

A única decisão entre os clubes terminou com triunfo vascaíno: 2 a 1, no Maracanã, pela final do Brasileiro de 1974. Até hoje os cruzeirenses lamentam o erro de arbitragem de Armando Marques, que anulou gol legítimo de Zé Carlos no fim do segundo tempo. Os mineiros jogavam pelo empate para serem campeões.

Em 2018, mineiros e cariocas caíram no mesmo grupo na Libertadores. No Mineirão, o jogo terminou empatado sem gols. Em São Januário, o Cruzeiro atropelou o Vasco por 4 a 0, gols de Leo, Sassá (2) e Thiago Neves. Já no Campeonato Brasileiro, pela 10ª rodada, mais um empate: 1 a 1.

No reencontro pela 29ª rodada, o Cruzeiro está em situação relativamente confortável: nono lugar, com 37 pontos. O Vasco não goza da mesma tranquilidade: aparece em 15º, com 31, apenas um a mais que o Ceará, 17º.

O técnico Mano Menezes ainda confirmará a escalação do Cruzeiro, mas já admitiu que mandará a campo os reservas. Entre os titulares, somente Egídio, suspenso para o segundo jogo da final da Copa do Brasil, estará em campo. Uma possível formação terá Rafael; Ezequiel, Manoel, Murilo e Egídio; Bruno Silva e Lucas Romero; Rafael Sobis, Mancuello e David; Raniel.

4152 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 17:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Botafogo

Sudamericana

Qui - 21:00 - Governador Magalhães Pinto
3 X 3
Cruzeiro
Alianza Petrolera