logo

29/9/2018 16:05

Jogos da final da Copa do Brasil deverão mostrar estilos opostos

Time Mineiro leva certa vantagem em relação ao time Paulista

Jogos da final da Copa do Brasil deverão mostrar estilos opostos
Foto: Marcelo Baltar

Confronto entre Corinthians e Cruzeiro é uma das combinações mais extremista que poderia acontecer, dentre as possibilidades de finalistas da Copa do Brasil de 2018. São duas escolas de futebol diferentes e dois clubes que estão em momentos bem distintos um do outro.

Temos dois cenários diferentes em cada clube. O Corinthians é um time que vem ganhando corpo e segurança após a chegada recente do técnico Jair Ventura, mas ainda não tem esquema consolidado entre seus atletas. Inversamente, o Cruzeiro está sob o comando de Mano Menezes há mais de um ano e possui esquema solidificado que já é capaz de se moldar conforme as fragilidades do adversário para neutralizá-lo.

De um lado, o Corinthians com futebol mais reativo, ou seja, que procura ser seguro na defesa congestionando o meio campo e apostando nos contra-ataques. Já, o Cruzeiro procura construir seu esquema de jogo, na maioria das partidas, através da posse de bola e do envolvimento do adversário, contando com a qualidade do meio campo.

Se isolarmos o setor defensivo de cada um dos times, considero o Cruzeiro mais equilibrado. Conta no gol, com Fábio que demonstra maior segurança, tem bom desempenho nas saídas para defesa de bolas paradas e consegue atuar com a bola nos pés para iniciar jogadas com maior qualidade. Já, Cássio tem postura de rifar a bola utilizando ligações diretas com o meio campo e não tem o hábito de se antecipar em jogadas aéreas.

Na defesa tanto Dedé, do Cruzeiro, como Henrique, do Corinthians, são zagueiros de qualidade e experientes. Porém, como estão contando com companheiros relativamente jovens, o entrosamento faz a diferença entre as duplas. No time mineiro Dedé e Léo parecem já ter se entrosado e apresentam bom posicionamento e domínio de bola. O time paulista ainda está apresentando oscilações de rendimento, pois Pedro Henrique está lesionado e é Léo Santos que está compondo a dupla com Henrique.

Vejo as duplas de laterais de Cruzeiro e Corinthians no mesmo nível. Tanto Egídio e Edílson, do Cruzeiro, e os corintianos Fagner e Danilo Avelar têm qualidades para fazer o balanço defensivo e são bons no apoio ao ataque. Mas, novamente o Corinthians mostra seus problemas com o técnico Jair Ventura tentando fazer improvisações com o volante Gabriel exercendo a função de Fagner, que está lesionado e porque seu substituto natural, Mantuan não está fazendo apresentações regulares.

O Cruzeiro é um time técnico que tem a força de seu meio-campo baseado na qualidade de Thiago Neves, Robinho e Rafinha, que conseguem fazer a distribuição das jogadas, dando a dinâmica necessária para a equipe. O Corinthians, nos últimos jogos tem dividido a responsabilidade da criação de jogadas entre Jadson e Matheus Vital, o que favorece a movimentação da equipe e diminui os problemas de criatividade.

No ataque, o Cruzeiro têm boas opções que podem atuar sendo referência, como Raniel e Barcos, sem contar com Fred que está voltando de lesão grave. No Corinthians, Roger não pode atuar na Copa do Brasil, pois já jogou nesta edição pelo Internacional, razão pela qual Jair Ventura está mudando o esquema colocando o meio/atacante Romero para exercer essa função.

Como o primeiro jogo será em Belo Horizonte, a expectativa é de que o Cruzeiro atue de maneira ofensiva para construção de placar seguro que lhe dê vantagem no jogo de volta. O Corinthians terá a vantagem de decidir o título da Copa do Brasil em seu estádio e ao lado de sua torcida.

Apesar de todos os prognósticos apontarem para o favoritismo do Cruzeiro, a equipe do Corinthians já mostrou que sabe jogar quando está desacreditada. Se adotar postura semelhante a que teve contra o Flamengo nas semifinais, o Corinthians, também, terá chances reais de ficar com o título.

2541 visitas - Fonte: -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Arena MRV -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Brasileiro

Qua - 20:00 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
1 X 1
Fortaleza EC
Cruzeiro